Os sapateiros

Os irmãos não chegaram a um acordo. Queriam os dois levar adiante o negócio que um dia havia sido do pai. Agora o pai estava morto, mas não totalmente: ainda permanecia o ofício que um dia havia ensinado a dois de seus filhos. Seriam ambos sapateiros, como sapateiro foi o pai, desde o tempo que era um aprendiz em Viena e se encantava toda vez que via o imperador passar. Quando veio ao Brasil, encontrou uma outra realidade, feita de roça e mato. O cenário exigia botas até o joelho, e muitas devem ter sido fabricadas na sua oficina. Dividia o tempo entre a sapataria e a escola, onde improvisou-se professor – cuidava dos pés à cabeça. Vieram os filhos, cresceram os filhos, e agora era uma atividade familiar. Até o dia que o pai morreu e os irmãos discutiram entre si.

O mais moço decidiu: iria sair da cidade, montar a sua própria sapataria em outro lugar. Nunca mais volto a pisar aqui, chegou a dizer. E se foi para a capital, onde vivia outro irmão, um que não se interessou por sapatos e queria ser açougueiro. Ninguém sabe se realmente abriu uma sapataria por lá, apenas que um dia ele tornou a pisar na terra de onde saiu.

O irmão mais velho, aquele que ficou com a sapataria do pai, teve sucesso nos negócios. A sapataria cresceu, chegou a contar com dez funcionários, e um dia ela se transformou em loja de calçados – a primeira da cidade. Quando ele faleceu, já havia deixado também o seu próprio herdeiro para continuar à frente do negócio. Era a terceira geração de sapateiros e seria a última, pois o neto não teve filho homem que levasse adiante.

Esta é a história que contam, estes são os sapateiros da minha família. Olho para os meus próprios pés, que raramente vestem um sapato – apenas em ocasiões muito formais. Sei que se um deles descosturar ou descolar eu não procurarei ninguém para consertar: jogarei fora e comprarei um novo. São outros tempos, tento me desculpar. Mas não deixo de achar que alguma coisa essencialmente boa se perdeu no caminho.

Henrique Fendrich
Enviado por Henrique Fendrich em 16/07/2014
Código do texto: T4883897
Classificação de conteúdo: seguro