Da Terra Rachada á California

ESPEVITADINHA sonhava com sandálias e sapatos. Até então não conhecia a beleza desses objetos. Andava descalça no solo do Sertão, terra rachada... Queria apenas ter uma sandália de correia. Falava isso com um sorriso largo, inocente.

Se destacava na caatinga e vales secos dos rios, era parte daquele semi-árido. Cultivada por algo especial, nem parecia ser do polígono da seca. Sabia quais os fenômenos que causavam a seca: temperatura do Oceano Atlântico, el ninõ no pacifico e pouca umidade atmosférica... Falava: - Já andei em um desses braços do Oceano Atlântico. Como??!!!... Espevitadinha nunca saíra daquele pedaço de torrão!... E quando se falava que a seca do Nordeste é um problema sócio-político e não do clima, ela comentava com precisão e sabedoria, que o Nordeste tinha solução pra tudo.

Incrível como nossos conhecimentos são adquiridos com as experiências e os trabalhos. Espevitadinha era inata, falava do semi-árido com sucesso, parecia que estava mesmo vivendo aquelas ideias que no momento saia de sua mente prodígio. Nem ela mesma sabia que era tão especial!

Falava que sonhava com sandálias bem diferentes. E em um desses sonhos viu uma em seus pés.

Ela mesma que fazia suas sandálias com tiras de palhas entrançadas e o solado de borracha velha. Onde encontrava, ninguém sabia. Espevitada era conhecida por todos, morava com uma tia. Sempre estava andando pelo cercado. Estudava na escolinha da fazenda, logo aprendeu ler, seu brinquedo preferido era criar sandálias, conversava sozinha com sua criações.

Quando a tia faleceu, ela vendeu os animais e foi morar na cidade. Com o pouco de dinheiro que lhe restou, morou na casa de uma família. Fez um curso de fabricar sandálias. Passou a desenvolver suas criações. Ela mesmo vendia. Fez uma boa renda e, como sempre, bem visionária, mudou-se para a capital e montou uma fábrica de calçados. Distribuía para todo o país. Sempre intuitiva, como já tinha experiencia, resolveu expandir seus negócios para o exterior... Montou um escritório nos Estados Unidos, objetiva, muito racional em si e por si mesma mudou-se pra lá... Um dia, passeando no "Central Parque", ao observar o voo dos pássaros, criou um design de uma bolsa masculina, que foi outro sucesso.

Espevitada passou a ser diva... Escolheu a California para morar. Um dos maiores centros industriais dos Estados Unidos. Tem casas em Los Angeles, San Diego e São Francisco. Prédios em Sacramento. Casou-se com um inglês, tem dois filhos. Ama a California, suas montanhas e florestas. Combina com seu o estilo de vida... Espevitada é uma esperança e um exemplo para os meninos que moram na terra rachada do sertão.

Nunca duvide, não existe o impossível... Quando está escrito, não importa o lugar onde nasceu nem as condições... Você veio e você faz a diferença.