Turistas no País das Maravilhas
 
Qual o legado da copa de 2014 para o Brasil? Você me ajuda descobrir? A imprensa nacional e internacional afirmava categoricamente que os estádios brasileiros não ficariam prontos para a realização do evento. Da mesma forma os dirigentes da FIFA não acreditavam que o governo fosse capaz de concretizar as respectivas obras, e também se preocupavam com a segurança no período de realização da copa. Porém, FIFA ou imprensa, não questionavam a realização das obras de mobilidade urbana. Pressionado, o governo brasileiro abraçou e priorizou a conquista dos objetivos cobrados pela mídia, era uma questão de honra, seria a “Copa das Copas”.
Porquanto que, instituições públicas municipais, estaduais e federais; o congresso nacional, representados pela base do executivo e, sobretudo o governo federal, se mobilizaram para a consecução das faraônicas obras. Conquanto que, diante da vitória, a presidenta, em cadeia nacional, anunciou a vitória dos obstáculos, e conclamou aos pessimistas a se rederem, pois os modernos estádios ficaram prontos e vistosos, e não deixavam nada a desejar se comparados aos melhores do mundo.
Quanto à segurança, o governo federal foi exemplar. Apesar de uma torcida latino-americana ter conseguido invadir uma arena e assistido ao jogo de sua seleção – graças a Deus apenas torcedores fanáticos e inofensivos - o torneio mundial transcorreu quase ameno. Os turistas e brasileiros puderam se divertir e frequentar bares e restaurantes no País das Maravilhas. Nas cidades que receberam arenas e participaram dos jogos, policiais estavam alocados por todas as esquinas. O esquema tático foi um sucesso.
Tanto que, o assustador mundo do crime se tornou invisível, parecendo que seus integrantes fizeram trégua para torcer pelo futebol. Entretanto muitos lucraram com a venda das drogas pelas ruas e ficaram impunes, porque quase nenhuma prisão foi deflagrada, será que os torcedores não usaram drogas? Bem que a Polícia Federal conseguiu apreender algumas toneladas, mas ninguém foi preso vendendo ao consumidor, o que aconteceu? Um acordo? Parece que estão investigando trinta policiais civis e militares envolvidos com traficantes, só nos resta esperar.
Contudo, qual o legado da copa de 2014 realizada no Brasil? Os estádios de futebol? Discordo, e talvez você concorde comigo! Acho que não foram obras de mobilidade urbana, porque quase nenhuma ficou pronta. Muito menos os estádios, porque os brasileiros não puderam frequentá-los. A segurança somente houve enquanto os turistas estavam no País das Maravilhas. Com a pressão da imprensa, os políticos se mobilizaram e foram vencedores, não houve “bichos de sete cabeças”.
No entanto a “Copa das Copas” deixa de legado um aprendizado: “Mesmo que de formas tortas, apressadas e superfaturadas, quando o governo quer, ele faz! Para o turista, questão de honra, o País das Maravilhas; e para o brasileiro, o País das faltas: saúde, educação, segurança...; e muita corrupção!” Porém os alemães, campeões da copa, sensibilizados com as penúrias do brasileiro, doam na Bahia uma nobre correção. Será que a presidenta e companhia decifraram o singelo recado?
Maria Amélia Thomaz
Enviado por Maria Amélia Thomaz em 14/07/2014
Código do texto: T4882087
Classificação de conteúdo: seguro