A VERDADEIRA COPA DA POLÍTICA SERÁ CONVOCADA AGORA!
Comentários no link do blog: http://carloscostajornalismo.blogspot.com/2014/07/a-verdadeira-copa-da-politica-sera.html
Excetuando pelas vaias dadas à presidente Dilma Rousseff, ecoadas no Maracanã, palco do encerramento dos jogos da Copa do Mundo, em plena cerimônia de entrega da taça de campeã à Seleção da Alemanha, que venceu a equipe da Argentina por 1 X O, diria que a realização da Copa do Mundo no Brasil foi um exemplo de civilidade e cidadania e espontaneidade, que só poderia vir de um povo ordeiro, pacífico e orgulhoso de se dizer brasileiro e que se superou nos momentos de dificuldades, ajudando como pode a prestando informações aos estrangeiros por mímicas, gestos ou palavras de pessoas voluntárias que falavam outros idiomas. Na esfera política, como já foi falado que toda unanimidade é burra, há quem seja contra, mas também há quem seja a favor do Governo Dilma Rouseff. S não podemos negar que a Copa do Mundo foi considerada uma realização perfeita, em quase tudo.
Mas, agora, no campo da política ou da ideologia (que não existe mais), a verdadeira Copa do Mundo dos Políticos do Brasil, começará agora, com a realização de eleições em todos os níveis de Poder. Essa eleição geral deve ocorrer de forma responsável, escolhendo dos vários partidos, suas promessas milagrosas e ideias mirabolantes para melhorar o Brasil, todos os menos piores candidatos que possam existir porque eles são raros, mas ainda existem bons candidatos! Melhor seria se de todas as ideias boas ou mirabolantes de cada partido, o eleitor pudesse fundir tudo em um candidato só e apontá-lo como o seu preferido. Infelizmente, o eleitor terá que garimpar cuidadosamente para, entre todos e tentar escolher e eleger só os melhores!
Com relação à Copa do Mundo, um ou outro problema pontual se registrou e isso pode ser considerado normal pela grandiosidade do evento que o Brasil realizou, mas, repito, a nossa a verdadeira Copa do Mundo da democracia, da ética, da moral de cidadania, de impessoalidade, de transparência começará agora e as vaias contra a Chefe da Nação pode ser um reflexo dessa nova copa: vai começar o HORÁRIO DE HUMOR GRATUITO, desculpe-me, errei de propósito, o Horário Eleitoral Gratuito, do TSE, para tentar conscientizar aos brasileiros sobre a importância e a qualidade do voto depositado nas urnas.
Mas, em Brasília, já surgiu o primeiro exemplo de desonestidade explícita: o ex-governador José Roberto Arruda, confiando inteiramente e somente na Justiça Eleitoral, anunciou que manterá sua candidatura, embora tenha se tornado “ficha suja” dois dias depois de sua candidatura ser oficializada. Será que se elegerá? Os eleitores serão os responsáveis e decidirão pelo seu retorno ao Palácio Jaburu ou sua aposentadoria precoce com ínfimos votos, até que cumpra todo o período de ficha suja, quando poderá tentar voltar de novo à politica, depois de ter sido pego com a boca no painel do senado, adulterando-o em votação que deveria ser secreta!
Respeito quem vaiou ou quem aplaudiu a presidente Dilma Rousseff, por ela ser do PT e contar com o total apoio do ex-presidente Lula, seu principal cabo eleitoral. Mas quero lhes lembrar que a criação do Programa Bolsa Família, nasceu da ideia do senador Cristóvão Buarque de Holanda, abraçada pela professora na Universidade de São Paulo, a antropóloga, Ruth Cardoso, já falecida e implantada durante o Governo de seu esposo, o sociólogo Fernando Henrique Cardoso, aprimorada depois pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de cuja filosofia e ideologia pertence a atual presidente Dilma Rousseff, que não tem em seu curriculum qualquer problema político ou conduta ditatorial, embora tenha pego em armas e combatido o regime militar que se apossou do Brasil em 64, ajudando a restabelecer à democracia, da qual ela está sendo uma vítima agora, infelizmente. Dilma não criou nada novo, só deu continuidade ao Governo Lula! Talvez a raiva dos brasileiros que a vaiaram seja resultado disso porque a presidenta Dilma tem feito uma administração se não perfeita, pelo menos sabendo do que acontece em sua volta.
Não defendo a continuidade do PT porque outro Governo pode melhorar o que o anterior fez ou acabar com tudo. Mas não vejo melhor algo melhor para continuar dando continuidade aos destinos do país, mudando os rumos e melhorando as políticas públicas. Mas tudo tem que ser feito pelo processo democrático e não pelas vaias, badernas, depredações, destruição, saques ou bombas contra representantes dos aparelhos de Estado. Também não sei a razão a Anistia Internacional e advogados da OAB interferiram e se apresentaram, após a prisão da “baderneira” social Elisa Quadros, A SONINHO DO BARULHO, como a chamei em uma crônica, antes de ela conseguir arregimentar novamente pobres rapazes, pagando-os para se infiltrarem em uma nova manifestação que estava sendo programada para ocorrer no encerramento da Copa do Mundo.
Mas reafirmo, tudo deve ser feito de forma democrática, elegendo, reelegendo ou retirando-a do Palácio do Planalto. Se Dilma Rouseff foi eleita pela barriga, pela fome, pela miséria, pela pobreza como muitos afirmam, o foi democraticamente eleita. Agora, uma coisa me intriga: se aumentou o número de beneficiários do Bolsa Família, como é que se pode dizer que o Brasil está conseguindo melhorar no seu processo de distribuição de renda? Se aumentou o número de usuários, pela lógica mais simples, ou foi um sinal que o Brasil está descendo uma ladeira, ou estariam os órgãos sociais ampliando sem muito planejamento, critério e controle o número de beneficiários, só para votarem na reeleição de Dilma? Pode ser também!
Só sei dizer que a Copa do Mundo da Escolha dos Políticos está começando agora porque essa interessa diretamente aos destinos do Brasil porque, dependendo dos eleitos, poderemos ter ou não e viver um legado moral, ético, social, de transparência que queremos construir em forma de hospitais, escolas, viabilidade urbana, saneamento básico, dignos de uma sociedade que se apresenta e diz que está vencendo a miséria.
Se é verdade ou não, não sei! Só sei que alguma coisa deve melhorar. Se com ou sem o PT no poder, alguma coisa deve melhorar, ser aprimorado, ampliado em termos de ganhos sociais, que refletirão em toda a sociedade coletiva!