Ser Pai, o sentido da vida.

Chegou o primeiro filho, no primeiro contato com ele você não acredita que é verdade, observa aquela criatura tão frágil e indefesa e pensa: “como pode o criador mandar uma pessoa tão indefesa para um lugar tão cheio de desigualdade, fome, pobreza, sofrimento, guerras e preconceitos?”. E aí você se veste do mais novo super-herói e assume a missão de proteger aquela criaturinha e faz o juramento de não deixar que nada lhe falte, faz disso a sua bandeira e daí em diante, tirando às quatro horas de sono mal dormidas todo o tempo restante é dedicado a ele. Tudo que se faz e que se planeja é para o conforto “dele”. Os pais se anulam pelos filhos, hoje eu sei disso, sinto falta dos poucos diálogos e brincadeiras que tive com meu pai, muito rígido e exigente às vezes eu tinha medo dele e como falava alto e forte comigo, mas ele me preparava para a dureza da vida, eu o ouvia dizer quando me batia: “quem apanha do pai não apanha da polícia” ou” pai escolhe onde bate, a policia não”, pois é, a vida é dura. Ele como eu, passou a vida inteirinha trabalhando para não nos deixar sofrer nem eu nem meus irmãos.

Fazendo uma comparação poética, passamos a vida andando em uma trilha de uma floresta varrendo do chão os espinhos e as pedras (quase em vão), tapando os buracos e espantando os animais perigosos embora a natureza continue jogando seus espinhos e gravetos enquanto nossos filhos vêm atrás caminhando e admirando a paisagem, passando por cima de algumas pedras ou circulando as maiores e quando eles tropeçam, nós deixamos tudo para socorrê-los e nos culpando por não termos chegado antes dele atingir o chão.

Por mim meus filhos nunca tomariam conhecimento do que é uma dor, não sentiriam angústia, ou saudade.

Mas para crescerem eles têm que aprender, e os pais tem que ensinar, pai tem que ser gênio e fazer das suas experiências de já ter sido filho para poder ser pai e acompanhar todo o desenvolvimento deles, cada minuto em sua companhia deve ser ricamente proveitoso para os dois porque filho cresce logo e quando pega o fio da vida própria deixa saudade, não passeia mais com a família, arranja namorada, amigos, ganha o mundo e é nesse momento que você começa a ver se foi um bom Pai, se soube ensinar a tolerância, o respeito, sobretudo os limites que a vida exige e de repente não os temos mais, são do mundo, e aí meu caro, o tempo passou, nos doamos a eles em troca de dar ao mundo uma pessoa de bem e o que nos resta é apenas a saudade das nossas crianças, de os ouvir dizerem pela primeira vez Papai ou Mamãe, de ver os seus primeiros passos ou de acolhê-los depois dos pesadelos. A vida fica meio sem sentido depois disso.

Giles
Enviado por Giles em 14/07/2014
Reeditado em 21/05/2019
Código do texto: T4881222
Classificação de conteúdo: seguro