CIGARRO É COISA DO CAPETA

Não, não é apologia ao uso do cigarro, muito menos um jabá ou merchandising, posto que, não sou sócio da Souza Cruz ou de qualquer outra companhia de cigarros.

Não possuo sequer uma ação de qualquer uma delas, dou-lhes minha palavra, aliás, palavra de um sujeito decente, sério e cumpridor de seus deveres.

Em suma, um brasileiro normal como tantos outros, ou quase. Em síntese ou em tese, se você preferir, um brasileiro comum, sem privilégio nenhum, que vive contando moedas para honrar seus compromissos de brasileiro depenado de todas as formas e surrupiado por tantos impostos, vitimado pelas mordidas horrorosas de um faminto leão, que mora numa suntuosa mansão chamada receita federal.

O que me encuca na verdade é a máxima que criaram para proibir o uso dos cigarros em tudo enquanto é parte.

Dizem que o cigarro faz mal a isso e aquilo e que provoca centenas de males de não sei o quê.

Que não se pode fumar no restaurante, no estacionamento, debaixo da ponte, no posto de gasolina, em cima da árvore, no manicômio, na cadeia, na birosca do sô Zé da rapadura, em frente à funerária Anos Luz, em nenhum lugar fechado, mesmo que esse for fechado de tela, não se pode fumar no galinheiro, no curral e no chiqueiro e atrás da latrina do bordel de Mariquinha Perna Bamba.

Fumante passivo, hoje são as palavras da moda.

Bom, a verdade é que o único local permitido aos fumantes é na Porta do Inferno, em qualquer outro local causa danos às pessoas.

Câncer então, (puta merda) uma pá deles, no pulmão, no coração, no céu da boca, na laringe, na traqueia, no cérebro, no esôfago, no estômago, na garganta, no lóbulo da orelha esquerda, no olho direito, no pau do nariz, no dente canino e debaixo da unha do dedo mindinho do pé esquerdo.

Lembrei-me de quando fazia o ginasial, professores e alunos fumavam o tempo inteiro dentro da classe, conheci dezenas de amigos que morreram de câncer, sem nunca ter experimentado um cigarro sequer. Por outro lado conheci também dezenas de pessoas fumantes há 60, 70, 80 anos e nunca desenvolveram os tais cânceres.

Acredito que o câncer está muito além desse papo de cigarros e etc. É claro que o cigarro não faz bem, mas desisti de tentar parar com ele, infelizmente o maldito, está além de minha capacidade. Outro dia perdi um sobrinho com 31 anos de idade, morreu de câncer no fígado, nunca bebeu e nunca fumou, nem ativa, nem passivamente, pois corria às léguas da fumaça dos cigarros que seu pai fumava e ainda fuma.

Penso que o desenvolvimento do câncer implica em muitos outros fatores e vai muito além da genética e ainda está longe de ser explicado pela medicina/ciência.

Todos os não fumantes do planeta têm totais direitos e eu pergunto:

— Onde estão os direitos dos fumantes? Na constituição brasileira, não existe um artigo que diz que todos são iguais perante a lei? Não me parece bem assim.

Antigamente dentro dos ônibus interestaduais se lia abaixo do itinerário: proibido fumar cachimbo, charuto ou cigarro de palha, fumava-se os cigarros comuns e não me lembro de tantas reclamações como hoje.

E os agrotóxicos que ingerimos todos os dias, não são dezenas de vezes piores que o cigarrinho do capeta?

Tenho certeza que muitos vão me acusar de defensor ferrenho do cigarro e direi que estão enganados, não defendo o cigarro, defendo os fumantes que estão sendo discriminados, indiscriminadamente.

A propósito a carruagem da meia noite se aproxima vou ali à porta do inferno pitar um.

— Atenção seu capeta, não me venha filar uma guimba e nem mesmo um trago, pois só tenho este cigarro e você deveria saber que cigarro faz mal para a saúde, seu idiota!

Acaso nunca leu que o Ministério da Saúde adverte que:

FUMAR É PREJUDICIAL À SAÚDE e que, parar com o cigarro prejudica os impostos? Seu impostor imbecil duma figa!

Vá pedir cigarros ao capetinha júnior que na verdade é ele, quem tem que bancar um pai viciado que não compra cigarros e vive a filar de todo mundo!

Odeio cigarro, odeio capeta, detesto gente que fala demais e detesto mais ainda, um governo que enche o saco de todo mundo, mas fica com mais de 70% dos valores cobrados pelos cigarros, afinal precisam bancar o luxo dos safardanas, mensaleiros e afins, em cima da miséria do povo brasileiro. E tenho dito.

Marçal Filho
Enviado por Marçal Filho em 13/07/2014
Reeditado em 05/12/2023
Código do texto: T4880378
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.