ONDE ESTÁ IBIRAQUERA?

Donas de casa também têm direito a férias! Merecidíssimas férias, diga-se de passagem. Tudo bem que esse repouso não é remunerado, mas, nem tudo é perfeito. Falando como uma excelente executora de trabalhos caseiros que adora fazer turismo, comunico que viajo três vezes ao ano. Como uma adoradora de viagens, fiquei perplexa ao ler um artigo na Internet na página TripAdvisor onde os usuários escolheram as dez melhores praias da América do Sul. A lista das dez mais é a seguinte: 1 - Rio de Janeiro (Copacabana e Ipanema), 2 - Natal (Ponta Negra, Pipa e Maracajaú), 3 - Búzios (RJ), 4 - Florianópolis (Joaquina, Jurerê e Galheta), 5 - San Andrés (Colômbia), 6 - Paraty (Trindade e Jundiaquara), 7 - Santa Marta (Colômbia), 8 - Punta Del Este-Uruguai (La Barra e Bikini Beach), 9 – Salvador (Itapuã, Pituba e Porto da Barra), 10 – Montevideu-Uruguai (Rio de La Plata, Buceo, Carrasco e Pocitos).

Logicamente não conheço todos esses dez destinos, mas senti falta da minha praia!

Onde está Ibiraquera? A linda Barra de Ibiraquera-SC não aparece entre as dez mais! Como assim? Porque não? É considerada a melhor praia para a prática do windsurf em ondas no Brasil. Não pratico esse esporte nem qualquer outro esporte radical, mas mesmo assim, é um verdadeiro paraíso, unindo dunas, rios, ilhas e lagoas. É famosa também pela pesca do camarão.

Pertence e está localizada a 8 km de Imbituba-SC, cidade com cerca de 40 mil habitantes, com um dos maiores portos de Santa Catarina. Comércio variado e movimentado possui paisagens inigualáveis com suas dunas, montanhas, lagos, lagoas, e claro, suas maiores riquezas, as praias: Itapirubá, Praia da Vila, Praia do Porto, Praia D'Água, Ribanceira, Praia do Luz, Praia do Rosa, Vermelha e... Ibiraquera. Todas muito preservadas e dotadas de exuberante beleza natural.

Das nove paradisíacas praias, duas já se consolidaram no cenário internacional: a Praia do Rosa, única baía brasileira a fazer parte do seleto Clube das Mais Belas do Mundo e a Praia da Vila, sede do Campeonato Mundial de Surfe.

Já fui com minha família cerca de cinco vezes para a Barra de Ibiraquera e pretendo ir muito mais, assim como gostaria de lá morar para sempre. Tranquila, sem agito e muita paz. Vocês conseguem imaginar um lugar sem hipermercado (possui apenas um mercadinho bem sortido), sem casa lotérica, sem banco, sem filas, sem engarrafamento no trânsito, sem shopping (possui umas 3 ou 4 boutiques), sem telefones (possui uns 3 ou 4 orelhões)? Eu consigo! Esse lugar sem filas e sem stress existe: chama-se Barra do Ibiraquera-SC! (o lugar mais próximo, caso necessite fazer qualquer transação financeira ou grandes compras, fica em Imbituba, cerca de 8 km).

Sabe o que mais tem lá além de todos os sinônimos possíveis para a palavra sossego? Muito conforto, pois existem excelentes pousadas, 3 ou 4 restaurantes, 3 ou 4 lanchonetes, 1 farmácia (com uma pequena revistaria), 2 ou 3 sorveterias, pizzaria, lojinhas de roupas de banho e sourvenirs. Na beira da praia sempre aparece um vendedor de cachorro quente, milho verde, pastel, refrigerante, cerveja, caipirinha, picolé, pipa, aluguel de caiaque, saída de banho. Tudo isso junto em um pequeno espaço, sem necessitar de locomover-se com carro; você pode fazer tudo a pé! Não é uma maravilha?

Na última vez que fomos, ao chegar lá, deparamo-nos com uma chuva fina. Então, aproveitamos que não ia dar praia e fomos passear em Garopaba, município do lindo litoral de SC com 18.000 habitantes, com 8 praias – com destaque para as Praias da Ferrugem, Siriú e Gamboa e é o berçário da marca de roupas Mormaii. Como no segundo dia também amanheceu nublado, programamos um passeio a Laguna. Cidade histórica e praiana com 52.000 habitantes; nela passava a linha imaginária criada no Tratado de Tordesilhas que em 1494 separava as terras de Portugal a leste e Espanha a oeste. Também é conhecida por ser a terra natal de Anita Garibaldi, personagem importante da história, que ficou famosa por combater ao lado do marido, o revolucionário Giuseppe Garibaldi. Tem como base econômica o turismo e a pesca nas lagoas e na costa atlântica com alta produção de camarão e siri. Visitando Laguna, parece que estamos visitando duas cidades distintas: uma histórica, com seus casarios antigos revestidos de azulejos trazidos de Portugal e outra moderna com muitos prédios lindos com amplos apartamentos com sacadas de frente para o mar.

Nos outros dias que restavam das férias, só fez calor. E dá-lhe Ibiraquera neles! Só alegria e tranquilidade.

Pensando bem, deveria ficar feliz por Ibiraquera não ter sido citada na lista das melhores praias, pois assim, o movimento de turistas não aumenta! Já pensou ver Ibiraquera transformada numa Camboriú ou Ipanema?

Simone Possas Fontana

(escritora gaúcha de Rio Grande-RS, membro correspondente da

Academia Riograndina de Letras, autora dos romances

MOSAICO e A MULHER QUE RI)

Minhas Anotações:

- Crônica escrita em 2013.

- Publicada no blog: simonepossasfontana.wordpress.com