Bolsa-Euro

As crianças da minha infância se dividiam em pelo menos três grandes blocos: o das que tinham olho comprido e tudo que se lhes desse aceitavam; o das que, descaradamente, pediam; e o das que nem sabiam o que seria olhar com olho pidão e nada aceitavam. No primeiro grupo estavam misturadas crianças muito pobres e outras crianças cujas famílias não se empenhavam na educação dos filhos e, além do que, acreditavam no “tirar proveito”. Compunham o segundo bloco os difusos de caras lisas cujo costume diário era pedir, esses até diziam que assim guardavam o pouco de que dispunham. O pessoal do terceiro grupo era aquele cujas famílias se mostravam disciplinadas, reguladas e muito exigentes. Gente bem de vida e sobre quem até diziam, cheia de orgulho. Esta gente mantinha os filhos em curta rédea. E, se alguma criança desse terceiro bloco trouxesse algo diferente para casa, naquele dia o mundo se acabaria.

Pois é, tenho lido e visto em noticiários e outros meios de comunicação algumas pessoas muito encantadas com as doações feitas pelo time alemão aos índios brasileiros e a instituições sociais. Muitas são as louvações em torno dos dez reais, desculpe, dez mil euros doados pelos alemães aos brasileiros pobres. Há pouco vi uma foto de índios segurando o cheque simbólico dos dez centavos, desculpe, dos dez mil euros. O simples fato de mencionar essas passagens acontecidas no Brasil me faz sentir náuseas, como nem grávida senti.

Que caras mais lavadas as dessa gente. Dessa gente que recebe (do primeiro bloco) e dessa gente que elogia os alemães pela oferta (esta nem tem bloco). E qual o bloco dos alemães? Claro que eles pertencem ao terceiro bloco! Os alemães são sim, do terceiro bloco, não do terceiro mundo.

Que falta de vergonha de toda essa gente que pede, que recebe e que se aproveita. O que deveria acontecer quando os alemães deram o bolsa DEZ EUROS, era agradecer gentilmente, dizer que não seria preciso e não aceitar... mas... eu nem sabia que essa gente do primeiro bloco é uma espécie de praga e nunca se acaba. Esses pobres índios que acabam de ficar milionários e terão todos os seus problemas acabados devem, com toda a certeza, descender daqueles outros que receberam Pedro Álvares Cabral e toda a sua comitiva.

Agora fique aí pensando, matutando, fazendo um cálculo para saber a qual dos três blocos você pertence.

taniameneses
Enviado por taniameneses em 12/07/2014
Reeditado em 12/07/2014
Código do texto: T4879691
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.