TRAGÉDIA ANUNCIADA
 
Saia da frente da TV! Não perca seu tempo. O que você está vendo é um sacrifício para suas retinas e emoções. Você não merece isso. Uma Seleção medíocre que nem deveria ter passado do Chile. Saída da UTI para cumprir protocolo da FIFA de comparecer ao Mané Garrincha e jogar contra a Holanda que merecidamente faz juz ao 3º lugar mesmo sem necessitar estar em campo. Se a Holanda perder para a debilitada Seleção de mercenários brasileiros será uma coisa inacreditável pela sua campanha até agora. Não seria justo.
Aliás, por falar em Mané Garrincha, coitado! Imagino como ele não deve estar decepcionado onde quer que esteja vendo o estádio com seu nome servindo de palco para o desfecho humilhante de uma Seleção que disputa a copa em casa.
Aprendi que em toda situação adversa deve-se tirar ensinamentos. Os positivos como aprimoramento e os negativos para servir de lição a fim de futuramente não se incorrer nos mesmos erros.
Vivíamos um conflito a anos e anos por termos perdido a Copa de 1950 dentro do Maracanã para o Uruguai. Fantasmas do futebol nos assombravam constantemente à medida em que os jogadores daquela Seleção eram execrados pela derrota.
A lição daquele jogo foi que não se ganha antes do término da partida. Futebol se ganha jogando e não com falácias. O Brasil entrou em campo considerando-se campeão. Ora, a Copa foi no Brasil. Decisão no Maracanã. Claro. A Seleção Brasileira ganharia e levantaria a taça. Só esqueceram de combinar com os uruguaios.
Da mesma forma agora. Armaram tudo. Armaram o circo. Combinaram que o Brasil só jogaria no Maracanã para decidir e ser campeão. Seria o apogeu. O gran finale. Estava tudo preparado. Quantas partidas o Brasil jogou no Marcanã nessa Copa? Nenhuma. A decisão tinha que ser do Brasil com outra seleção. Não se cogitava do Brasil ficar fora. Seria inadimissível.
A história se repete. Perde o Brasil outra copa em casa. Resta o consolo de saber que em 1950 pelo menos os jogadores atuavam pelo amor ao País e o que ocorreu foi uma dessas coisas que acontecem no futebol. Agora não. O vexame foi marcado por conduta de quem nada tem a ver com patriotismo e sim de interesses próprios por contratos milionários e exposição na mídia.
Penso que finalmente os jogadores da Seleção de 1950 finalmente poderão descansar em paz pois aqueles fantasmas não mais os molestarão. Agora teremos por muitos anos outros fantasmas a nos perturbar.

 

*Este texto está protegido por lei.
Reservados os direitos autorais.
Proibida a cópia ou a reprodução

sem prévia autorização.

www.ramos.prosaeverso.net
Valdir Barreto Ramos
Enviado por Valdir Barreto Ramos em 12/07/2014
Reeditado em 13/07/2014
Código do texto: T4879641
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.