A POLÍTICA E A DOR DE DENTE

Eu quero crer num futuro diferente do programado até aqui, o brasileiro resolveu reinventar e reescrever o destino de seu país. Porém, para que isso aconteça, não podemos perder o foco sobre as inúmeras possibilidades de mudanças. Se não priorizarmos as ações, se não pautarmos com inteligência as reivindicações que temos, terá sido em vão todas as mobilizações realizadas no país.

Algumas pessoas profetizaram que se o Brasil fosse campeão da copa das confederações, tudo voltaria ao normal.

Parece que em parte, tinham lá suas razões, no entanto, não podemos deixar que essa normalidade aconteça.

Uma coisa é a seleção brasileira ser campeã da copa das confederações e até da copa do mundo 2014, outra coisa muito diferente é deixar que esse caos vergonhoso em que vivemos dia a dia, permaneça como se estivesse tudo bem.

Não, não está nada bem, sabemos muito bem disso, por isso, é preciso entender que uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Caberia aqui uma pequena comparação. Se tudo permanecer como está, seria como se houvesse uma pessoa com dor de dente, procurasse o dentista e este colocasse um anestésico e receitasse um analgésico para aliviar provisoriamente a dor, quando na verdade, o dente precisa de um tratamento de canal, sendo assim, quando o efeito dos remédios passasse, a dor voltaria a incomodar.

Assim é o Brasil com seu quadro horrível em muitos aspectos e, são tantos que levaríamos meses enumerando-os.

É preciso separar bem as coisas. O povo brasileiro levou dezenas de anos para acordar e tomar uma atitude.

É necessário dar prosseguimento às ações que hoje se tornaram fundamentais para o propósito das mudanças tão necessárias ao país. Urde transformar o caos em que nos encontramos. A base de tudo, o foco principal, está sem dúvida, na reforma política, razão maior de tanto mal que vem se arrastando por décadas.

É preciso marcar o horário com esse dentista, em caráter de urgência, é preciso tratar desse canal que nos atormenta tanto. É preciso deixar de usar remédios paliativos que apenas amenizam a dor. Caso não haja mesmo solução para o tratamento do canal, que incomoda tanto, que esse dente então, seja arrancado de vez.

Marçal Filho
Enviado por Marçal Filho em 10/07/2014
Reeditado em 06/12/2023
Código do texto: T4876749
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.