O TRIBUNAL DO FACEBOOK

Se a justiça do Brasil é reconhecidamente lenta o mesmo não se pode dizer da caça às bruxas praticada nas redes sociais: Em um dia a mãe que não opta por uma cesariana é julgada por sua terrível escolha, o político com câncer torna-se motivo de chacota, o cantor que sucumbiu a uma crise nervosa é taxado de perdedor. E seguimos perfeitos, inabaláveis, inquisidores apontando nosso dedinho para julgar quem bem entendermos, do conforto das nossas casas, protegidos pela tela do nosso computador.

O último a sentar no invisível banco dos réus dos justiceiros virtuais é Neymar ,culpado, segundo alguns pelo exagero da mídia em torno da sua fratura, pela crise do SUS,por chorar em campo, por ter nascido. E dá-lhe piadinhas, já que a dor só atinge quem não tem dinheiro, não é?

Estou começando a acreditar em uma nova teoria da conspiração: Seriam os profissionais famosos robôs, programados para entreter uma massa inferior, comprando o mundo com o dinheiro vindo de alguma grande corporação secreta? Psiu, leia esse texto em voz baixa, talvez eles estejam nos espionando.

Ter senso crítico não deveria ser sinônimo de falta de generosidade. Compadecer-se do sofrimento do próximo, não importa a conta bancária que ele tenha não te fará inferior, comprado pela Globo, pelo PT, pelo bolsa família. E nem menos inteligente, pode ficar tranqüilo. Talvez menos rancoroso e pelo menos desde que nasci sempre me ensinaram que isso era bom.

Será que algo mudou e eu não percebi?

Se advogados e juízes, com anos de experiência podem cometer erros o que esperar de quem se arma do falso poder que a Internet proporciona? Romeu Tuma Junior, em seu livro Assassinato de Reputações cita o tribunal do Google, segundo ele um dos grandes responsáveis por sua derrocada: Informações repassadas a toda velocidade, vidas sendo destroçadas com uma rapidez irreparável, e continuamos achando que tudo não passa de brincadeira, do famoso e idolatrado(?) senso de humor do qual tanto nos orgulhamos.

Uma das pessoas que teria participado do linchamento da Fabiane Maria de Jesus atribuiu as redes sociais a responsabilidade por algo abominável, sem explicação. O tribunal do Google, da Internet, do facebook, povoado por pessoas cegas por um falso sentimento de dever que precisa ser cumprido, já puniu com a pena de morte e segue fazendo vítimas dos piores dos crimes: A injustiça e a falta de humanidade.

E isso me dá muito medo.

D.SConsiglio

Débora Consiglio
Enviado por Débora Consiglio em 09/07/2014
Reeditado em 10/07/2014
Código do texto: T4876024
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.