Quanto custou um milhão

Conquistar o primeiro milhão aos 30 anos é uma conquista. Conquista material e, se o ganhador do referido prêmio não tiver cuidado, o desejo pode se tornar ambição egoísta ao ponto do indivíduo colocar uma máscara para todos como se estivesse feliz nesta “corrida”. Muitas vezes este evento é apensas um trabalho, se fosse bom o nome não seria trabalho seria diversão. Salvo os casos em que se trabalha onde e com o que gosta e há toda a estrutura instrumental necessária para se exercer a profissão. Ganhar dinheiro só por ganhar, é como tomar heroína injetável duas vezes por dia: a vida vai ser feliz, curta mas feliz. Conquistar dinheiro e mais dinheiro é apenas status caracterizando um típico comportamento de quem veste uma armadura para trabalhar e quando chega em casa não tira.

Quando chega a velhice, surge a frase: envelhecer não é divertido, é prazeroso mas não é divertido. Há uma salvação como a que aconteceu numa situação parecida com um fisiologista que atendi no meu escritório. Este fora ministrar um curso em Dubai e teve um surto psicótico devido ao choque cultural e à truculência da polícia de imigração. Ele me disse que entrou nos antipsicóticos e não tinha muito o que fazer era esperar a química cerebral dele se reorganizar e tentou curtir a viagem nos dois sentidos.

Vencer para quem? Quando o vencedor se torna vencido. Vencedor porque tinha conquistado seu primeiro milhão de reais, todavia vencido e traído por sua própria escolha: a de ganhar dinheiro antes de qualquer outra coisa.

Pensamentos do tipo: ele não ía caminhar porque gastava o joelho e sola do tênis e, consequentemente, dinheiro; não namorava porque ninguém merecia o seu amor, embora esta hipótese não existia na realidade, contudo o pensamento na mente dele era de que teria que tirar vantagem em tudo. Estes pensamentos de meu colega foram perigosos e pouco a pouco o levaram pro buraco.

A salvação ele encontrou quando aprendeu que quando uma situação não tem resolução, basta não resolver (não forçar o sistema), as soluções se acomodam sozinhas. Ele aprendeu da forma mais dolorosa: adoeceu pra desenvolver a paciência e a serenidade.

Ricardo Monjam
Enviado por Ricardo Monjam em 09/07/2014
Código do texto: T4875946
Classificação de conteúdo: seguro