NOSSA SELEÇÃO ESTRANGEIRA



Se olharmos a seleção brasileira considerando cada jogador individualmente, formamos a ideia de que somos efetivamente um dos fortíssimos candidatos ao título da copa. Que nossa seleção é, definitivamente, a melhor do mundo. Nossa seleção é formada pelos melhores jogadores dos melhores times da Europa, onde se vive o apogeu do futebol mundial.

Já se olharmos o time brasileiro em seu conjunto, jogando, chegamos a outra conclusão. Difícil reconhecer, triste admitir, mas quando o time está jogando, seja no jogo com Camarões, México, Croácia e principalmente o Chile, só conseguirmos enxergar um time que chega ao limite do ridículo.

Não estou exagerando. Assistindo a seleção brasileira dando chutões da defesa para o ataque, lembramos dos timinhos de várzea, ou no máximo, das sofríveis seleções de países onde o futebol é apenas mais um esporte. Lembramos do futebol feio das seleções europeias.

Quando sofremos um gol como no caso do Chile, por falhas inocentes, lembramos dos times africanos quando começaram a participar das copas, que dizíamos ser voluntariosas mas totalmente inocentes, tomando gols bobos, ridículos.

Embora a seleção seja formada por jogadores brasileiros, latinos, não estamos assistindo a seleção jogar o nosso futebol. Definitivamente não estamos nos vendo em campo. Nem de longe vimos aquele futebol que sempre encantou o mundo. Vemos tão somente uma porção de habilidosos jogadores, praticando, coletivamente, um futebol robótico como se pratica na Europa e esse não é o nosso futebol.

Assim está jogando a seleção brasileira. Um futebol robótico. Infelizmente não consigo reconhecer na seleção brasileira, o futebol brasileiro, não vejo, não reconheço nosso jeito de brincar de bola, de exercitar a habilidade corporal que nos faz diferentes, divertidos e encantadores.

Chego, pois, a conclusão, que não é a seleção brasileira que está nos representando na Copa do Mundo, salvo o Neymar. Claro que não, afinal de contas, quantos jogadores que compõem a seleção estão jogando no Brasil, praticando o nosso futebol? A grande maioria dos jogadores que estão compondo a seleção brasileira, estão fora do Brasil há anos. Alguns saíram daqui meninos, juniores e tiveram que se adaptar a outro jeito de jogar.

O futebol brasileiro continua sendo o melhor do mundo. Digo o futebol brasileiro, praticado aqui, nos campeonatos estaduais, nacionais. A seleção não está jogando com nosso estilo, como os nossos hábitos, com a nossa graça, com a nossa jinga, com a nossa alegria. Estamos sendo representados por jogadores já habituados, já adaptados a outros estilos, outros métodos, outros valores. Conclusivamente, nosso futebol não está sendo representado nesta copa que está sendo realizada aqui.

Então, só poderia dar nisso. Nossa seleção não está representando o nosso futebol. Por isso estamos vendo esse futebol feio e não estamos nos reconhecendo. Por isso estamos sofrendo para vencer Camarões, quase perdemos para o México e só por que Deus é brasileiro, não perdemos para o Chile no tempo normal.

Vem daí esse medo que a seleção demonstra quando está em campo, com as emoções negativas extrapolando o ideal para continuar sendo competitiva. Claro... Como pessoas, os jogadores continuam sendo brasileiros. Coletivamente, são apenas uma colcha de retalho, sem identidade, sem uma personalidade definida. Sem nada de brasilidade.

Como pessoas, continuam sendo brasileiros, mas como jogadores já não o são. Já desaprenderam, já estão adaptados a outras realidades na prática do futebol e, portanto, já não jogam o nosso futebol. Enfim, é um grupo de jogadores que tem consciência de que já não mais representam nosso pais, pois, já perderam nossa essência futebolística.

Em se falando de seleção brasileira, já está na hora de montarmos uma seleção de jogadores verdadeiramente brasileiros para nos representar, para resguardar nosso estilo, nossa cultura, nossa alegria, também no futebol. Sinto uma falta danada de um time brasileiro representando o Brasil.



PS - Esta crônica foi escrita no dia 29/06/14
Eacoelho
Enviado por Eacoelho em 09/07/2014
Código do texto: T4875365
Classificação de conteúdo: seguro