COPA DO MUNDO - BRASIL- THE DAY AFTER

Em 1500 Pedro Álvares Cabral, aportou ali na região de Santa Cruz de Cabrália para conquistar de vez a nova terra. A quantidade enorme de árvores chamadas de Pau Brasil, deu a origem do nome Brasil. Os anos foram passando, passando, passando e, em 2014, na mesma região em que a esquadra de Cabral aportou, aportou também a esquadra alemã de futebol.

“ Na terra em que Cabral chegou para conquistar o Brasil, chega a seleção alemã pra conquistar a copa” esta foi a manchete da jornalista da Globo que fazia a cobertura do evento.

- Não gostei do jeito desta manchete! Falei.

-Por que, Perguntou-me a minha mulher.

- Sei lá, respondi. Não sabia mesmo, confesso. Mas que não gostei da manchete, isto lá eu não gostei. Se não bastasse de não ter gostado da manchete, na arena soteropolitana a seleção alemã impinge uma goleada histórica na seleção dos patrícios do Cabral, nosso “descobridor “

- Teve um jogado expulso a seleção portuguesa, o zagueiro Pepe, por sinal nascido no Brasil. Na verdade a Bahia de todos os santos fizera bem à seleção alemã que já se preparava para ser campeã no Brasil desde 2009 e dentro da sua programação a região de Santa Cruz de Cabrália estava nos planos por isso o alto investimento de empresários alemães na região.

Terra das Minas Gerais de onde tiramos o amarelo da nossa bandeira, (representando o ouro) onde aconteceu a Inconfidência Mineira, onde nasceu o Rei do futebol, foi palco histórico em uma copa do mundo: Uma seleção penta campeã sendo derrotada em casa por outra seleção tri campeã. Brasil X Alemanha. O simples feito das seleções não se prende simplesmente ao resultado de derrota e vitória. Foi o placar de 7 X 1. A seleção brasileira que nunca havia perdido para a seleção alemã em campos brasileiros e em torneios oficiais toma logo de 7 em uma semifinal de copa do mundo justamente para deixar exarado nos anais futebolísticos este fato marcante. Humilhante para nós torcedores brasileiros e, fantástico, para os torcedores alemães. E vida é assim no dia seguinte. Enquanto uns choram, outros dão risadas de felicidades. Foi assim em 2002. Celebramos o título, cheios de alegrias. Hoje celebramos a derrota acachapante mas, como o futebol é dinâmico, existirão novas oportunidades de chorarmos e de sorrirmos com base nos resultados do futebol. O importante é que no dia seguinte voltemos a ser o cidadão com os pés no chão porque copa do mundo é de quatro em quatro anos e uma partida de futebol tem no máximo 120 minutos e a nossa vida terá sempre um dia após o outro e o nosso dia seguinte terá sempre 24 horas.

É o que há..............que aprendamos a lição deque o esporte não é a nossa vida. Ele apenas enriquece e faz parte dela.