SELEÇÃO. DERROTA. ÉTICA.

A justiça do inferno de Dante Alighieri está configurada no canto de número onze. Calca-se na base da Ciência da Ética manifestada em “Ética a Nicômaco” por Aristóteles.

Nela a concepção da virtude está na mediania que se reflete no HÁBITO E NA PRUDÊNCIA. Ainda hoje antes do jogo em que o Brasil enterrou boa parte de sua tradição no futebol, dentro de sua casa, vê-se na internet discurso de quem trouxe a Copa para o Brasil dizer que nunca se fez estádios iguais aos feitos no Brasil, e que a grama do estádio da Fonte Nova, “NUNCA ANTES VISTO”, proporcionou fazer muitos gols. E que os ingleses ficaram com inveja dos estádios feitos no Brasil.

Será? Nenhuma prudência na manifestação pelo hábito de ser imprudente.

Será que aconteceu o mesmo no estádio de Belo Horizonte? O estádio e a grama eram formidáveis!

Foi feita a justiça....Torci pelo Brasil, mas não deu como podem pensar em contrário os que têm disfunção de apreensão e a insciência pode inferir por falta de cerebelo.

Se o povo fica triste resta a grande alegria que ninguém vai faturar politicamente como já começava com eventuais ganhos esportivos, em manifestações esdrúxulas, como a que rola sobre a grama da Fonte Nova na internet.

À Ética cabe determinar a finalidade suprema, "summum bonum" que preside e justifica todas as demais, e qual a maneira de alcançá-la. E ela não está no eventual, mas no permanente, no dia a dia das necessidades do povo. E a justiça tarda, mas não falha.

Essa finalidade suprema é a felicidade que não consiste no episódico, mas em vida virtuosa, sem ser palmilhada por incorreções . A virtude, por sua vez, se encontra no justo meio entre os extremos, na mediania, e será encontrada por quem adota a prudência e se educa pelo hábito no seu exercício.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 08/07/2014
Reeditado em 09/07/2014
Código do texto: T4874606
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.