SELEÇÃO BRASILEIRA : O MAIOR VEXAME DE SUA HISTÓRIA EM COPAS DO MUNDO!!!!!!!

Jamais eu poderia imaginar que, 64 anos depois daquele Maracanaço, Uruguai 2 X 1 O em uma final de copa do mundo, onde teríamos ganho o nosso primeiro campeonato, iríamos ser humilhados pela seleção alemã em pleno território brasileiro. Perder para a seleção alemã seria coisa normal do futebol. Agora, do jeito que as coisas estão acontecendo, nesta semifinal, além de perdermos, poderemos estar tomando a maior goleada da nossa história em uma copa do mundo. Eu não diria que é um vexame: É um vexxxxxxxxxxxxxxxxame que jamais será apagado das mentes dos torcedores, jovens e velhos.

O Mineirão, Estádio Magalhães Pinto, quando da sua inauguração, teve a participação de um time brasileiro vestindo e representando a seleção brasileira não nos decepcionou. Mas este fato passa despercebido na história do futebol brasileiro. Agora por muitas gerações e por muitos e muitos anos, este vexame em terras das Minas Gerais jamais será esquecido, nem por nós e nem pelos germânicos, acredito eu que até eles não esperavam uma seleção brasileira tão juvenil e tão fragilizada emocionalmente. Sentiram o peso de terem que ganhar a copa em casa e não se fez uma preparação adequada dentro deste campo.

Itália e Alemanha passaram por esta experiência de não vencerem as últimas copas disputadas em casa, 1990 e 2006 respectivamente, e este já era um dado relevante no qual os dirigentes do futebol brasileiro já deveriam ter tomado todas as precauções possíveis. Hoje o futebol está globalizado e, muitos países hoje, se preparam cada vez mais para as competições internacionais e, dificilmente chegaremos ao tão sonhando hexa, antes das demais seleções. Claro que podemos alcançar em outros terrenos o nosso hexa mas, a oportunidade de ouro era esta copa de 2014 e deixamos escapar na terra que foi de muito ouro, onde acontecia a derrama.

Hoje Minas Gerais volta a ser a terra da derrama: De lágrimas, de tristezas, de decepção, de indignação, porque, desde 1970 que acompanho copas do mundo e ainda não tinha visto a nossa seleção levar uma sabugada, saraivada, chocolate e tanta humilhação em uma semifinal de copa do mundo. Claro que se trata de um esporte de competições e, quem estiver melhor estruturado ganha e a Alemanha se prepara desde 2009, investindo em escolas públicas de todo território alemão, incentivando a prática de esportes e fazendo convênios especiais com os clubes de futebol na busca de talentos para a seleção, mas através dos clubes.

No Brasil, se o que gastou na construção dos estádios fosse investido nas escolas para que os alunos tenham a possibilidade de praticar esportes de todos os tipos e ou criar centros em todo o território nacional, talvez um dia seremos uma potência esportiva, pois os grandes atletas brasileiros são brotados ao acaso.

Ressalto que a Alemanha quebra o tabu, o que eu tanto temia. Espero que a Argentina procure manter o tabu de não deixar europeus ganharem aqui nas Américas caso contrário, tornar-se-á muito difícil um sul americano voltar a vencer uma copa do mundo. Alguém quebrou o sexto degrau da escada na escalada para o hexa e caímos feio. Esborrachamos feio. Talvez não consigamos cicatrizar a nossa vértebra do orgulho futebolístico. Mas advirto que não podemos parar as nosssa vidas por causa do futebol. E que políticos não se utilizem do fracasso em uma competição como plataforma de eleição. A situação do nosso país é uma realidade que está aí há muito tempo. O futebol continuará a existir sempre e muito se perderá e muito se ganhará.

Enquanto finalizo esta crônica, a seleção alemã continua nos sapecando e ainda não tenho a ideia de saber o real tamanho do vexame. Nunca tivemos grandes terremotos e nem maremotos em terras brasileiras. Nunca tivemos aqueles ciclones violentos que acabam com muitas cidades pelo mundo. Nunca fomos vítimas de bombas atômicas e nem guerras mundiais. Mas todos os países que passaram por tudo isso se ergueram. A seleção alemã não veio à copa do Uruguai porque estava quebrada. E foi proibida de vira na do Brasil e 1950. Hoje ela retorna, desfila em tapete amarelo, e pelo jeito tem tudo para dar a volta olímpica no Maracanã.

A dama das narinas de caveiras diria hoje: SELEÇÃO BRASILEIRA : O MAIOR VEXAME DE SUA HISTÓRIA EM COPAS DO MUNDO!!!!!!!

Jesusssss!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Infelizmente é o que há.