IGUALDADE.

"Gosto de porcos. Os cães olham-nos de baixo, os gatos de cima. Os porcos olham-nos de igual para igual."Autor - Churchill , Winston

"Estou mais do que nunca influenciado pela convicção de que a igualdade social é a única base da felicidade humana. Carta ao Senador Douglas Lukhele, 1970. Autor - Mandela.

A igualdade, fator preponderante do direito construído no curso do desenvolvimento social, basilar após a vida com necessária liberdade, pode ser um direito, mas não há poder sobre a Terra capaz de tornar esse valor absoluto, mas impõe-se lutar por esse fim, ao invés de ficarmos solidários de quem estigmatiza e violenta por segregação a igualdade de todos, como tem sido feito no Brasil ao arrepio da norma constitucional.

Quantas verdades encimadas, a única base da felicidade humana, a igualdade, como a entendia quem se imolou e restou preso por longos anos pela igualdade, Mandela, digamos, um santo, pois só os santos se submetem ao martírio pelos valores absolutos, como fez Cristo, e Mandela era distante do cunho religioso, mas tinha a maior das religiões, a igualdade humana. Só ela não segrega, não arbitra diferenças pela etnia ou cor, coloca todos no mesmo patamar de partida, a vida e suas lutas, pela igualdade, vestibular, com o oxigênio inalado pelos pulmões. Qualquer outra razão de separação do ser humano, independente de credo, cor, raça e decorrências sofre o estigma da marca inconfundível da segregação, do ergástulo do ódio em dividir sob parâmetros absurdos as classes, pela cor, ódio potencial e efetivo que só a cegueira não vê, ou a incipiência.O oposto a esse maior e imperativo valor absoluto, que indiscutivelmente segrega, é voltar ao primevo, ao escravismo, e caminhar na infantilidade do pensamento, lamentável.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 07/07/2014
Reeditado em 07/07/2014
Código do texto: T4873030
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.