Lágrimas de Joãos (sujeito a mudanças)
LÁGRIMAS DE JOÃOS (sujeito a melhorias)
O grande público, que não entendia quase nada do que se passava, lá estava com lágrimas nos olhos. Exibiam-se com ternura, a ternura de uma criança que nada sabe; e ignorância de um asno que nada quer saber. Horas de sono era o que alegavam __é difícil recriminar os que só querem a “paz”.
Entre falsetes e incompreensíveis hesitações, não se acovardou e disse: “__Não vim aqui com a intenção de ser compreendido ou aclamado, apenas posso falar sem nenhum medo de errar...”
Faltou confiança... Pensei: boa coisa não há de ser. Por que uma pessoa diria, “sem medo de errar”? Sabe-se que esse tipo de discurso é vaselina para elefante. Não se faz rodeios para boas notícias. Estas, por si só, já tem sua magia.
Apesar de ser um animal errante e outrora irracional, concluo: A pica das galáxias está por vir! E seu choque com a terra, desta vez não matará dinossauros.
Tentou e conseguiu com grande êxito! Trouxe para realidade o medo que só se tem por ter feito uma coisa muito errada, onde a revelação se mostra um preço muito auto a ser pago.
Todavia aquele povo que ali estava, só tinha cometido um único erro: O erro de ser povo!
Os nobres fidalgos com nomes inteiros indagaram:
“__ Apenas Joãos, por que diabos nasceram? Agora sofram as conseqüências por suas infelizes existências!
(...) “E sem medo de errar” o porta voz da república disse: “__ Nesta data é decretado o fim do bolsa família conjuntamente com qualquer outro programa assistencialista que vise a transferência de renda”.
Contudo, para quem sabe ler nas entrelinhas ficou claro que uma redução no imposto de renda, justifica o fim do assistencialismo.
Geralmente para findar meus textos, desejo-lhes um “ótimo dia!”. Mas nesse momento não faz sentido não dizer:
UM ÓTIMO DE PARETO¹ !
____________________
1- Uma situação econômica é ótima no sentido de Pareto se não for possível melhorar a situação, ou mais genericamente a utilidade, de um agente sem degradar a situação ou utilidade de qualquer outro agente econômico. Numa estrutura ou modelo econômico podem coexistir diversos ótimos de Pareto. Um ótimo de Pareto não tem necessariamente um aspecto socialmente benéfico ou aceitável. Por exemplo, a concentração de rendimento ou recursos num único agente pode ser ótima no sentido de Pareto.