NÃO SE IRRITE

e souza

Conta para todos nós, o que mais te irrita? O que mais me irrita de verdade é ser chamado de doutor ou de campeão. – Bom dia doutor; ou – E aí campeão tudo bem? Campeão de quê?! Doutor em quê?! Quem não fica irritado em esperar alguém por muito tempo? Existem coisas que irritam a todos, assim como políticos em plena campanha eleitoral, os caras têm a cara de pau de deixar claro (se reeleito eu vou fazer...). Respondam com muita clareza; Será que eles continuam sem um pingo de vergonha na cara? Havia um sujeito em Minas Gerais que nos palanques ele dizia: “se eleito fô dô seis...” Penso que ele tinha razão. Irritante mesmo são as falácias e cantilenas enganosas. É fato que a copa do mundo no Brasil em 2014, trará divisas para o país, gerará empregos diretos e indiretos. Na felicidade de ver a grandiosidade desse evento uma maioria de brasileiros que não tem o porquê sorrir, estão esquecendo que antes de qualquer festa, o que mais precisamos é de saúde, educação, salários justos e dignos, políticos honestos, transparência no governo, enfim, vida digna para depois brincarmos de país de políticos sérios. Quem anda a pé pelas ruas de São Paulo fica muito irritado, pois faixa de segurança foram criadas para salvaguardar a integridade física do pedestre, mas condutores ‘gênios’ fazem questão de não tomar conhecimento de ter ou não alguém na faixa esperando para atravessar e nunca tem um mísero policial para garantir a lei. Também, para quê? Tive uma cachorrinha, a Brenda, ela ficava muito irritada quando em dia de jogo da seleção brasileira, o Galvão Bueno narrava o gol; (ééééééééééé do Brasil!!!). Não é que irrita mesmo!? Vuvuzela, a coisa é muito legal, é claro, nos primeiros dois minutos, depois se torna um treco chato e barulhento e extremamente irritante. Mais irritante ainda, é quem insiste em soprar àquilo, mesmo sob protestos de pessoas que gostariam de ouvir o jogo. Jamais diga a uma pessoa nervosa que ela está nervosa, pois isso vai deixá-la muito irritada. A resposta será quase sempre a mesma: ‘eu não estou nervosa!’ ou ‘você ainda não me viu nervosa!’. Você quer irritar um país inteiro? Basta ter um técnico arrogante, prepotente e mal educado. Que a verdade seja dita, os franceses mereciam coisa melhor. Um time tradicional com intrigas internas, muito diferentes dos Sul Africanos que saíram do mundial, mas com muita festa e de cabeça erguida, com charme e com muito brilho, para continuarem sendo os anfitriões alegres e sem dúvida nenhuma, muito mais elegantes e educados que os arrogantes franceses, digo, Domenec. Quem deve estar muito irritada é a Rainha Elizabeth, com o congelamento de seu salário, que beira alguns milhões de libras. Você há de convir que congelar meu (dela) salário anual é pura sacanagem. Que coisa irritante. Tenho sete sobrinhos, portanto somente eles têm o direito natural de me chamarem de tio, mas tem uns caras metidos a besta que insistem em me chamarem de tio, ou eu tenho outros irmãos com filhos que não conheço? Você sobe na laje de casa para arrumar a antena da TV e sua mulher e filhos aos berros, um na janela e o outro no quintal e mamãe ao lado do aparelho de TV, eles estão fazendo o telefone sem fio: - Vira prá lá. Não não, é prá cá, mais um pouco prá lá, assim assim, ehhhhhhhhhhhhhhh! Papai,papai,papai! Mas o que eles não sabem é que você está com o dedo indicador preso a um parafuso entre a antena e o conector. – Deixa assim, pode descer... Com muito custo você se livra da antena, mas seu dedo carrega um furo de lembrança do fio coaxial, e você escuta: - Ahhhhhhhhhhhhhhhhh, volta do jeito que tava pai! E assim você passa seu domingo... Eu disse laje?! É telhado. Ainda bem que você é bom equilibrista! E a semana nem começou. Mas certamente você terá uma semana sem coisas que te irritam, exceto transporte coletivo, semáforo queimado, incompetência de políticos, ônibus queimado ou lotado, incompetência de políticos, fila no banco, IPTU, IPVA, alagamento, a falta de segurança, hospitais sem o mínimo de condições, incompetência de políticos, etc, etc. Já ia me esquecendo; incompetência de políticos, etc. É isso aí.

e-mail: edsontomazdesouza@gmail.com

E Souza
Enviado por E Souza em 05/07/2014
Reeditado em 26/07/2014
Código do texto: T4870531
Classificação de conteúdo: seguro