Saúde ontem e hoje: opinião.

Esta foi a semana em que fiz revisões médicas, enfrentando rodovias com trânsito congestionado. Graças a Deus, as enxurradas não ocasionaram crateras como em outras importantes estradas do Estado. Meio a contragosto, mas três manhãs, saindo cedinho de casa, entrentando atendimento por horário de chegada, mesmo com um plano de saúde razoavelmente bom. Entrei numa sala de Medicina nuclear onde se lia " para pacientes ingetados". De cara, já assusta. Contrastes leves, mas necessários para os exames de cintilografia de repouso e de esforço, chatos prá caramba.

Ficamos isolados, pelo iodo radioativo ingerido. Necessário para que as imagens saiam perfeitas. Conversando com os presentes, comparamos a saúde de outrora, com a atual. Hoje, temos que buscar médicos especializados em cada área e todos solicitam exames, desde um simples exame de sangue, até os mais complexos, a maioria com contrastes. A soma desses elementos radioativos, não poderão causar outros problemas à saúde futuramente? Algo importante constatamos: a saúde , no Brasil, não está bem, quem visita uma emergência num hospital de médio a grande porte, entra em pânico de ver pessoas aguardando atendimento por horas e dias. Falta de leitos e de infraestrutura hospitalar, ou falta de recursos federais mesmo? Ou exagero de custos por paciente... Mas, falamos dos exames, de alto custo, o SUS paga na sua totalidade, os planos, mesmo bons, apenas uma parte. Levando em conta a população do país, como o Sistema Único de Saúde, suporta toda essa demanda? Sabemos que somos nós mesmo que pagamos com tantos impostos, mas, será que não é um exagero essa solicitação de tantos exames de alto valor por parte de cada especialidade médica? Deixo essa pergunta no ar ...

lumah
Enviado por lumah em 04/07/2014
Reeditado em 05/07/2014
Código do texto: T4870029
Classificação de conteúdo: seguro