O FIM DE UM CASO DE AMOR COM A TIVA

Quando tinha 13 anos de idade, o meu filho Weksley, cujo sonho sempre foi ser jogador profissional de futebol resolveu ingressar na Associação Desportiva Ferroviária Vale do Rio Doce, cujo técnico na época percebeu imediatamente o potencial técnico dele para a prática do futebol dizendo-me o seguinte: - O seu filho está pronto tecnicamente, só falta aperfeiçoá-lo taticamente! Vários técnicos passaram pela Desportiva depois e sempre comprovaram o que o primeiro havia dito no inicio, o meu filho era e é um atleta pronto para a prática do futebol, faltando única e exclusivamente ser valorizado pelo técnico que o dirige, observando atentamente o seu potencial dentro de campo e nada mais. Jogador de futebol não precisa morar perto do técnico para ser escalado, não precisa puxar saco de técnico para ser escalado, não precisa ser indicado por milionário para ser escalado, não precisa ser amigo do técnico para ser escalado. A única coisa que um jogador de futebol precisa é mostrar dentro de campo que o time precisa dele, mas infelizmente se o técnico tem alguma coisa contra o atleta, ele poderá fazer o que for dentro de campo, até mesmo marcar os 10 gols em todas as vitórias pelo placar de 10 a zero e mesmo assim ainda não terá valor. porque o técnico que se julga a estrela maior do time por ter perdido a humildade, verá no atleta de sucesso um concorrente e procurará colocá-lo na geladeira a qualquer preço, para que possa brilhar absoluto, por pura inveja, quando o atleta não faz parte da panela armada por ele e só quer jogar futebol.

O técnico atual do time Júnior da Associação Desportiva Ferroviária Vale do Rio Doce nada sabe sobre o Weksley, não sabe sequer pronunciar o seu nome, chamando-o de Wesley. Ele não sabe que o Weksley durante cinco anos enfrentou quatro horas diárias para chegar ao local de treinamento e retornar com muito sacrifício, chegando às vezes em uma época a treinar sem almoço, indo direto da escola para o treino, alimentado pelo seu sonho maior: SE TORNAR JOGADOR PROFISSIONAL DE FUTEBOL, o que creio que conseguirá, independentemente dos muros que tentem construir para destruir o seu sonho, porque maior é Deus que os invejosos.

O que sempre me incomodou com relação à Associação Desportiva Ferroviária Vale do Rio Doce, é que durante esses cinco longos anos, jamais tive qualquer ajuda financeira do clube, nem mesmo para as passagens e lanches diários para o meu filho que sempre banquei.

O meu filho concluiu o 2º Grau no ano passado, ficando livre para exercer a prática do futebol em tempo integral e sempre esteve entre os titulares ou reservas imediatos. No início do campeonato estadual Sub 17 do ano passado, jogou as duas partidas iniciais como titular dando conta do recado enquanto alguns titulares e peixinhos do técnico atual foram barrados no teste cardiológico, sendo liberados na terceira partida em um novo teste e o técnico barrou quem deu conta do recado, inclusive o meu filho, para colocar os protegidos no time novamente, demonstrando o seu ato de esparolação como técnico.

O fato é que não só o Weksley como outros jogadores tecnicamente superiores foram colocados de lado pelo atual técnico, deixados na geladeira do esquecimento e o pior de tudo é que o tal técnico queria que os esquecidos agissem como se fossem os seus peixinhos colocados na vitrine para todo mundo ver. Faça-me o favor! A atitude do técnico destruiu o sonho de muitos que já desistiram do sonho de se tornarem jogadores de futebol profissional, mas o meu filho com a ajuda de Deus, não será mais um deles.

A certeza de que o tal técnico tem alguma coisa contra o Weksley e eu não sei o quê, ficou evidenciada em três ocasiões: primeiro, logo que ele assumiu humildezinho, o time dele era o Weksley e mais dez, gritando inclusive na beira do campo para tocar a bola no Weksley. Depois começou a barrar o Weksley sem dar explicações e quando eu exigi alguma, me disse que o meu filho havia caído muito de produção, o que era uma grande mentira. Por que será que o seu jogador preferido anteriormente caíra tanto de produção? Será que não seria por estar sem ritmo de jogo por estar constantemente na geladeira desde o Brasileiro Sub 17, onde ele com certeza arrebentaria? Em terceiro lugar, o que foi a gota d'água para que O Weksley terminasse o seu caso de amor de cinco anos com a Tiva, não por culpa dele, mas por culpa do técnico atual, é porque antes do inicio da Copa do Mundo de Futebol aqui no Brasil que está a realizar-se, eu liguei para o técnico do Weksley e ele me garantiu que os treinamentos seriam paralisados, só voltando depois da Copa, o que era uma mentira para afastar o Weksley do elenco, o que conseguiu. Liguei hoje para o referido técnico e ele me disse que eu deveria conversar com a diretoria para ver a possibilidade de retorno do Weksley ao elenco sem ele nunca ter saído, porém ficou evidenciada nas palavras dele, que ele não deseja mais o meu filho por perto, porque um homem experiente e vivido como eu conhece bem as palavras de quem quer dizer algo, mas não tem coragem suficiente para fazê-lo.

O que queria dizer a você técnico que perdeu a humildade e que agora se considera estrela demais, é que o mundo dá muitas voltas e apesar de estar conquistando títulos e vitórias sem a ajuda do meu filho que muito já ajudou o clube sem nunca pedir nada em troca, porque é um clube que ele sempre amou, é que o meu filho se fortaleceu com todas as humilhações pelas quais você fez ele passar, sendo a pior delas, aquela em que você o convocou para que ele fizesse papel de palhaço perante os outros atletas, onde todos estavam trajados com uniforme de viagem do time menos ele, porque você havia como sempre se esquecido dele.

O futebol capixaba vai mal porque não se valoriza a base, porque muitos atletas caem de paraquedas nos clubes e os de casa não são valorizados como deveriam, levando muitas vezes um pé no traseiro. Valorizar os garotos que desde pequenos aprenderam a amar o clube é o caminho mais curto para fazer com que o futebol capixaba retorne aos seus dias de glória a nível nacional.

Infelizmente senhor técnico, termina aqui o caso de cinco anos de amor e de muito sacrifício do Weksley com a Associação Desportiva Ferroviária Vale do Rio Doce. Pode acreditar que um outro clube iremos encontrar para que ele possa desfilar o seu talento e potencial nos gramados, talento e potencial que nunca deixaram e nem deixarão de existir e que fazia o senhor gritar para tocar a bola nele para ele resolver e resolvia. Eu não sei o que aconteceu para que o senhor de repente viesse a odiar tanto o meu filho a ponto de querer destruir o seu sonho, enquanto nós só queremos o seu bem e que continue trilhando o seu caminho de sucesso como treinador à frente do Sub 20 da Desportiva Ferroviária.

Talvez em um futuro bem próximo o seu caminho e o do meu filho venham a se cruzar, o senhor dirigindo o time adversário e o meu filho tentando levar o dele à vitória. No final da partida o senhor irá se lembrar da dica que um pai lhe deu um dia mas ficou no esquecimento, irá se lembrar de um menino talentoso que foi desprezado como um cão sarnento e após ver as redes do seu time balançadas várias vezes por ele, sentirá um nó na garganta provocado pela derrota que poderia ser mais uma vitória com a ajuda daquele menino que o senhor nem sabia pronunciar o nome direito, daquele menino que a sua inteligência mandava os outros tocarem a bola para ele resolver.

Com a ajuda de Deus sem o qual nada somos e nada podemos fazer, brevemente o senhor que é técnico atual do Sub 20 verá alguém que foi desprezado por seu ato de estrelismo se transformar em uma grande estrela do futebol, refletindo o brilho da Estrela Maior que é Jesus Cristo.

Antonio Alves
Enviado por Antonio Alves em 04/07/2014
Reeditado em 07/07/2014
Código do texto: T4869075
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.