O homem burro

Às vezes penso que Deus se arrependeu de ter dado o dom da inteligência ao homem.

Fazendo uma viagem no tempo, indo ao Período Paleolítico (Idade da Pedra), onde apareceram os seres humanos, encontramos o australopitecos – primeiro homem a surgir. Seu fóssil foi encontrado na África. Milhares de anos após apareceram as primeiras civilizações, dentre essas, Roma foi a maior de todas. Contudo, no final do Baixo Império, já enfraquecida, Roma não resistiu aos ataques das Tribos Germânicas, perdendo seu Império do Ocidente. Porém, antes de sofrer os ataques, os romanos conviviam relativamente bem com os germânicos, havia inclusive casamentos entre nobres de ambas as civilizações.

No inicio do século XX surgiu na Alemanha um movimento denominado nazismo, grande causador da Segunda Guerra Mundial. O maior ideal desse movimento era o de formar uma raça pura, forte e soberana. Pergunto-me como poderia? Pois, além de o primeiro homem até hoje comprovadamente ter surgido na África, a historia alemã é recheada de conquistas e derrotas territoriais e de miscigenação de raças.

Talvez pior seja no Brasil existir alguém que siga essa ideologia. Vivemos em um país que até o ano de 1500 era habitado exclusivamente por índios. Com a chegada dos portugueses já se tem inicio a uma mistura racial, incrementada depois com a chegada dos negros e no final do Império com outros europeus, em especial, os italianos

Eu fico “abismadamente” procurando um porquê racional para os neonazistas de uma forma imbecil terem preconceitos contra negros e nordestinos. Será que eles não sabem que uma boa parte do mundo fora construída pelos negros e quase a totalidade do Brasil pelos negros, índios e nordestinos?

Os que ainda sonham em formar um mundo com uma raça pura e soberana vão ter que se matar também, porque não existe espécie mais vira-lata, mesquinha e nojenta que o homem. Além de “comer” quem ver à frente – nossa sociedade vive a base de sexo – e ainda matar seu semelhante, está agredindo demais a natureza.

Se isso acontecesse, iriam sobrar apenas os animais, chamados por nós de irracionais (“será que são eles ou nós os verdadeiros irracionais?”). Aí sim, o mundo poderia respirar e viveria em paz.

Falando em agressão à natureza, ao ler um texto de minha amiga, a jornalista Andréia Martins, vi uma afirmação dela a qual afirmava que se tivesse de temer a algum Deus, temeria aos Deuses Gregos.

Assim que li esse trecho, pensei parecido, pois se a única religião existente fosse a grega, creio que o mundo seria melhor. Pelo menos o homem teria mais medo dos deuses, que na mitologia grega não aliviava com os humanos, Descartes não teria tido a visão mecanicista do mundo, onde o classifica como uma maquina perfeita e que temos que explorá-lo ao máximo para obtermos o conhecimento e Bacon não diria que deveríamos escravizar a natureza.

Em suma, o bicho homem pensaria bem antes de tomar qualquer atitude contra a natureza, sob pena de sofrer a fúria suprema dos deuses e, de fato, viveríamos ecologicamente corretos.