Ei, você, adeque-se!
Sou daquele tipo de pessoa que se incomoda ao ouvir reclamações, especialmente se forem reclamações sobre a vida. Eu entendo que não fora nossa a escolha por viver, mas já que estamos aqui...
É normal termos momentos de crítica a nossa existência, até porque às vezes o peso das responsabilidades é exorbitante. Mas não é disso que quero falar, pelo menos não dessa vez.
Pensando comigo e durante uma conversa com um amigo, me passou pela cabeça que o problema somos nós. É mais ou menos assim: você está pesquisando passagens aéreas na internet e num devaneio olha pro lado esquerdo e vê uma tesoura na sua mesa. Ao ver a tesoura, se lembra que precisa recortar as rebarbas de uns papéis, mas está ocupado na pesquisa e continua nela. Uma hora depois você quer recortar as tais rebarbas, mas a tesoura já não está mais do lado esquerdo da mesa.
Moral? Nós devemos nos adequar a vida, e não a vida a nós. Há situações que estão fora do nosso controle, e se a oportunidade surgiu, agarre-a. Pode ser mais difícil encontrá-la quando você decidir querê-la.
As pessoas, digo, grande parte delas, parecem dormir à espera da morte, só pode! Porque a vida passa, tudo passa, o momento ruim, e o bom também. Não espere chegar ao fim do livro, ao último gole de suco, não escolhemos estar na vida, porque a vida é um presente.