Lá das alturas

Ainda estamos no chão, mas em movimento, vivendo aqueles demorados instantes em que o avião se dirige à pista de decolagem. Distraímos-nos assistindo a televisão, pois também aqui elas já chegaram, e já não há muito lugar onde uma pessoa se obrigue a pensar na própria vida. O comandante avisa que a decolagem foi autorizada e nós aceleramos loucamente. Sinto o exato momento em que deixamos o solo. Hesito, mas por fim olho para fora e vejo a cidade se afastar. Súbito, o piloto faz uma curva, coloca o avião na direção correta. Não é nada agradável voar inclinado e, para compensar o desconforto, eu inclino o meu próprio corpo para o lado oposto, manobra que exige certo cuidado, pois não me agradaria cair em cima do meu vizinho de poltrona.

Há um canal na TV que mostra o mapa de vôo. Os números assustam: 800 km/h, 11 km de altura. Vejo uma cidade lá embaixo e tento identificá-la, mas é tudo pequeno demais. Quando aparece algo realmente grande, eu nem preciso olhar no mapa para saber que é São Paulo. Ali de cima essa grandeza é tão insignificante que eu fiquei a imaginar qual é a visão que Deus tem de nós lá do céu. Como somos minúsculos! Vivemos correndo para lá e para cá, cheios de problemas fundamentais, sedentos por competição, ansiosos para que as nossas vontades triunfem, e no fim das contas não passamos de um rastro lá embaixo, que Deus só consegue enxergar porque realmente é Deus. E no meio dessa insignificância toda, no irrisório quadradinho que nos coube viver, em uma pequena e rara porção de terra, ousamos reivindicar coisas a este Deus, apresentar nossas complicadas questões, e por vezes, oh glória, chegamos até a ser atendidos.

Muita coisa boa eu não entendo. Não sei como esse negócio voa (tinha tudo para não voar). Isso daqui é loucura, é muita pretensão para ser humano e, no entanto, na imensa maioria das vezes, dá certo! Tenho sempre a sensação de milagre – a condescendência, a tolerância divina, que permite uma experiência tão inusitada como voar.

Henrique Fendrich
Enviado por Henrique Fendrich em 02/07/2014
Código do texto: T4866825
Classificação de conteúdo: seguro