LONGE DAS PANELAS

LONGE DAS PANELAS

Hoje um domingo, logo veio a sentença - as panelas são contigo, justamente no domingo que eu estava embalado para confeccionar a casa dos gatos e assim capacitá-los ao enfrentamento com o frio e as chuvas, mas trato é trato. Pouco depois veio a indagação sobre o que haveria nas panelas e eu nem havia me movimentado estava absorto sobre as panelas, utensílios dos quais sempre procurei manter distância, desde criança e assim fui me tornando um ser quase antissocial, sempre atento as diversas que me rodeavam.

No canto da cozinha havia um paneleiro, que mamãe renovava anualmente pintando na cor alumínio, entretanto as panelas continuavam as mesmas, a bem de baixo uma me intrigava, pois era de ferro tinha uma tampa de alumínio, depois fiquei sabendo que a tampa de ferro quebrara num tombo. Para cozinhar alguns ovos colocávamos água e um pouco de vinagre para não manchar a panela, enquanto a água não fervia ela funcionava como um espelho que embaçava logo em seguida distorcendo a imagem do nosso rosto, então aprendi que de dentro das panelas a vista fica curta e fora da realidade.

Assim fui convivendo com as panelas de todos os tamanhos e tipos, encascurradas ou brilhantes, mas sem nunca deixar evoluir a intimidade com elas. Nos acampamentos da caserna as refeições eram preparadas em enormes panelas, quase sempre duas, uma para o arroz de carreteiro e outra para o feijão, na volta se formavam panelas menores tentando persuadir o cozinheiro para uma segunda rodada.

Alguns tipos chamavam a atenção por apresentarem características bem peculiares chegando a assemelharem-se com fenômenos físicos e químicos, como as panelas "buraco negro" que engoliam tudo que passa pela volta; panelas "tabela periódica" que variavam a quantidade de elementos (elétrons) conforme as camadas eletrônicas; panelas "nuvem" que se mantinham pairando sobre tudo, mesmo que o mundo tivesse desabando.

Um dia sucumbi e passei a ter alguma intimidade com as panelas da cozinha e as vezes consigo gerenciar o conteúdo de três ou quatro simultaneamente, já as outras panelas acredito que na altura que se encontra o campeonato nunca serei engolido por nenhuma delas até as formadas pelos melhores amigos, mesmo as chamadas de "panelinhas" devido ao pequeno número de participantes.

Neste domingo acabei escapando das panelas, pois preferi fazer quatro mini pizzas, numa forma de alumínio, talvez prima-irmã das panelas.

ItamarCastro
Enviado por ItamarCastro em 02/07/2014
Reeditado em 15/07/2014
Código do texto: T4866505
Classificação de conteúdo: seguro