CHORO DOS JOGADORES
Quem conhece a fisiologia do corpo humano e conhece a si mesmo, sabe que chorar faz parte do quê se pode dizer de um ato saudável ao ser humano, porque expressar um sentimento seja de alegria ou tristeza é normal.
Vejo na mídia, alguns criticando nossos jogadores da seleção brasileira que estão atuando na Copa do Mundo da FIFA 2014 - Brasil. Ora como emocionar-se não fosse permitido a qualquer pessoa e muito menos aos jogadores.
Chamo à atenção dessas pessoas, para se preocuparem com os jogadores que não choram, pois estamos numa Copa do Mundo que está sendo disputada em casa e isso já é fator de grande emoção tanto para os nossos jogadores quanto para nós torcedores.
Cada jogador tem uma história de vida. A própria mídia colocou em um noticiário no horário nobre a saga de cada um deles em seus primórdios, que sensibilizou a cada um dos espectadores. A partir daí vejo que já é um bom motivo para os jogadores ficarem sensíveis, mexidos a cada situação vivenciada antes da competição em campo.
O nosso fabuloso goleiro titular é um oriundo de uma Seleção derrotada na Copa passada e ele sofreu sérias críticas na época. Fazer a defesa que ele fez no último jogo Brasil X Chile dia 28 de junho em Belo Horizonte, na copa já é motivo para grande emoção. Será que a mídia não está exagerando? Vê um homem chorar incomoda ainda a muita gente que vem de uma geração passada onde homem chorar é sinal de fraqueza.
Vamos raciocinar e vê sob outro ponto de vista. Temos nessa seleção homens (jogadores) jovens e de uma geração onde parece que chorar não é vergonhoso como era no tempo do meu pai "homem que é homem não chora", isso é ultrapassado. Vejamos a situação pela ótica da técnica. Na realidade é mais uma questão de organização no meio de campo de que do emocional.
Como ficaria um ator que pouco antes de entrar em cena sente um frio na barriga? Mas, nem por isso ele deixa de entrar em cena e incorporar o personagem. O choro não é a questão do pouco rendimento dos jogadores em campo. Pelo amor de Deus minha gente! Parem de palpitar onde quase ninguém conhece a expressão de um sentimento de cada ser.
Texto: Choro dos jogadores
Autora: Shirley Araújo
Autora: Shirley Araújo