REFLETIR. INTERNET.

Tudo na vida, desde que ela existe, não trouxe tanta transformação visceral e profunda quanto a internet. Se o computador alterou para melhor gigantescamente todas as atividades, a internet trouxe a comunicação veloz e globalizada entre os homens, aproximando-os.

Além disso, há um dado relevante, colocou muitos em contato com a leitura, mesmo não formal, errônea, viciada e com todos os pejorativos que se queira indicar, são os novos leitores, que com ou sem disfunção de apreensão passaram a ler mais, e entrarem em contato com informações que nunca tiveram. Isso não é bom, é ótimo.

Sabendo buscar informações, surpreendentemente a internet tem muito a oferecer, disponibilizar, por exemplo, um elemento qualquer em todas as áreas do conhecimento que se quer obter. Antes buscava-se nos livros e conseguia-se, nunca com a rapidez da internet.

Considerou-se chamar de Doctor Google um informativo de elasticidade e envergadura altamente razoável, mas é preciso conhecer os verbetes do que se busca. Mesmo que não se tenha profundidades nas buscas e achados, como uma biografia de Tomás de Aquino considerada a melhor e rara, no mundo, de João Ameal, mas se terá algo. É um exemplo.

Vejo, contudo, uma certa ansiedade em ler o que se escolhe, ou textos produzidos neste espaço, e apressadamente, como se diz, de forma açodada. Isto não é bom, leva à disfunção de apreensão, ou seja, a não compreensão do que se lê. Leitura é degustação. Como vejo muito utilizado o vocábulo reflexão, creio que se reflete pouco sobre o que é lido.

Confúcio ensinava: “Estudar sem refletir, é perder tempo; refletir sem estudar é perigoso”.

Nessa síntese percebe-se a razão da ausência de compreensão de textos. Como refletir sem estudar? Difícil.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 01/07/2014
Reeditado em 01/07/2014
Código do texto: T4866106
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.