AMIZADE X AMOR

A amizade pode sim se transformar em um grande amor, isso é perfeitamente possível e vai depender de alguns fatos, é claro. Não obstante, o inverso é muito raro. O que não se consegue muito bem explicar, posto que, mesmo sendo o Amor um sentimento puro que não deveria ser taxado de totalitário e vil, os atores deste, comportam-se como donos absolutos de seus parceiros.

Quase sempre, quando existem desentendimentos entres eles, de imediato forma-se um cabo de força e os contendores deixam de lado aquele “sentimento chamado amor”, aquelas “juras de respeito e admiração eterna”. Então num grande jogo de puxa e empurra que muitas vezes pode não raramente terminar em tragédia e más querências, mormente sobre muitas influências dos pitaqueiros de plantão envolvendo várias pessoas ora de um; ora do outro lado e às vezes, até mesmo dos dois lados de uma mesma questão.

Esse antagonismo culmina quase sempre em ódio. O “grande amor vivido” a compreensão jurada, a admiração recíproca para a transformação em amizade, sentimento raríssimo, principalmente nos dias de hoje, quase sempre não acontece.

Por isso é bem mais fácil a amizade ser conduzida para um verdadeiro e grande Amor, do que o oposto. É claro que não deveria ser assim, mas, via de regra, normalmente é, e acontece muito mais do que se imagina, no entanto é preciso esclarecer que, ainda bem, existem exceções.

Deve ser por essa razão que o poetinha Vinícius de Moraes, era enfático, quando se tratava dos assuntos relacionados à amizade quando dizia que poderia suportar o rompimento e a perda de muitos amores em sua vida, mas ao contrário, não suportaria viver sem seus amigos.

01/07/2014

Marçal Filho
Enviado por Marçal Filho em 01/07/2014
Reeditado em 06/12/2023
Código do texto: T4865930
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.