Eu torço contra "pão e circo", e você?
 
Eu sei que os brasileiros estão torcendo pela seleção. Que apenas uma minoria resiste em não saborear do pão desta copa. Eu, noutros tempos, noutras copas, também torci ferrenhamente pela seleção. Entretanto nesta copa estou junto com a minoria, torcendo apenas pelo Brasil. Porém como disse Nelson Rodrigues: “Toda unanimidade é burra...” Nunca me apeguei tanto a esse pensamento, pois a maioria de meus amigos e familiares está torcendo normalmente pela seleção, parece que com a mesma empolgação doutros tempos. Não quero “pão e circo”, como nos antigos coliseus, enquanto o povo se divertia e ganhava pão, ou bolsa família, os ricos acumulavam riqueza, e você?
Meu sonho não é a copa do mundo. Pelo menos neste momento, eu sonho com a união dos brasileiros, com esse mesmo entusiasmo, exigindo não a vitória da seleção, mas o fim da corrupção, mais dignidade, hospitais modernos, habitação para os novos casais que estão se aglomerando nas casas dos pais, educação como direito humano. Novos presídios, pois os nossos detentos foram condenados à privação de liberdade e não à desumanidade e descaso. E, segurança de ir e vir, conforme previsto na constituição. Quem paga a conta desta copa? Somos nós mesmos, porque a união, os estados e municípios terão que pagar os empréstimos para construção dos elefantes brancos.
O problema não é de patriotismo, pois a seleção brasileira ou seleção da CBF, não representa os anseios dos brasileiros, e sim de empresários que estão lucrando infinitamente com a copa. E neste ano de eleição poderá influenciar o momento mais sagrado e único da democracia. Instante em que os brasileiros são convidados para escolher os seus representantes no executivo, o presidente da república, e no legislativo os deputados e senadores. Conquanto que optei pela abstenção deste delírio e ilusão, e meus livros estão sendo minha companhia.
Quem sabe os jogadores brasileiros irão doar os seus prêmios ao Brasil, como fizeram os jogadores da Grécia, haja vista que este país ainda não conseguiu sair do vermelho desde a realização de sua copa do mundo. Quero que acabe logo, pois quanto antes menor o estrago! Não desejo morder deste pão, pois os ingredientes são temerários e duvidosos, não vou participar deste circo, e você?
Maria Amélia Thomaz
Enviado por Maria Amélia Thomaz em 30/06/2014
Código do texto: T4864330
Classificação de conteúdo: seguro