A COPA E A MENTIRA.

A mentira passeia pelos pobres de espírito, por modismo e necessidade de aparecerem como diferentes, quando são as pessoas mais comuns do mundo, em tudo e por tudo, basta ler o que escrevem, e nada há de demeritório nisso. O demérito é mentir pelo que não se é ou não se faz.E não ver jogo do Brasil é além de direito um desprazer para quem não gosta. Meu genro chega a pensar que torci contra o Brasil por questões políticas. Está enganado. Sei separar questões, sempre separei para definir o certo do errado. Em país sem tradição no futebol, Obama assistiu o jogo dos EUA no Force One. Não há como negar a força do evento.

Não acompanho futebol, mas gosto do bom futebol, desde menino, coisa difícil de ver em campeonatos que não acompanho, por todos os motivos. Joguei muito tempo futebol. No momento como o mundo inteiro sabe, SEM EXCEÇÃO, ocorre a Copa do Mundo de futebol no Brasil. É futebol diferente pela motivação e empenho dos jogadores. Sem dúvida, nenhum outro evento congrega tantas pessoas, é uma unanimidade.

Nem as pessoas que não gostam e nada conhecem de futebol sabem dos jogos e veem ou não os jogos. Se for jogo do Brasil, quem não gosta e tem horror por futebol - compreende-se, não gosto de muitas coisas que muitos gostam como poesias a granel na internet, gigantescamente primárias - há de ter um familiar próximo que gosta de ver a Copa do Mundo, filho (a), neto, etc, e acaba por estar ao lado. A sogra de minha filha festeja gol no replay......

A coisa vai a tal ponto que nas ruas, com todo os descalabros da corrupção gigantesca (Zico, cidadão sério, que tem estátua no país mais disciplinado do mundo, Japão, e lá organizou o futebol, em entrevista, afirmou que gastaram 200 em obras nos estádios quando o custo era de 2, e o dinheiro aportado em todas as copas em sua maior parte veio do capital privado, aqui o dinheiro público garantiu esse torrão maior) que envolveu o evento, desmandos, etc, diante das necessidades imperativas e maiores do Brasil, de todos conhecidas, postas de lado, são vistos nas ruas velhinhos com bandeiras, com camisas do Brasil, casais idosos como vi ontem, claudicantes, de bengalas, etc, em situações cômicas, em deslocamento para irem para locais onde veriam o jogo, participando alegremente e vivamente.

É a alegria que a corrupção não conseguiu matar, PELO MENOS ISSO.

Amanhã voltarão as notícias do desavindo pelo qual passamos, o que só se resolve pela educação e consequente representação conforme.

Os que dizem desconhecerem a Copa, que nada sabem, não veem, é como nas novelas que dizem não verem, mesmo nas de maiores audiências, vendidas pela Globo em todo o mundo e principalmente sempre visíveis na Europa, que frequento faz trinta anos e dou testemunho do sucesso, por vezes mais do que no Brasil.

Os diferentes conseguem(?) a diferença na mentira, ou o ridículo. Não se enfrenta a notoriedade, ela espanca a lógica como é espancada a língua nacional.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 29/06/2014
Reeditado em 29/06/2014
Código do texto: T4862890
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.