Ata de uma reunião do Executivo

Às dez horas e quarenta minutos do dia 27 de junho de 2014, havendo finalmente quórum, tendo sido alguns conselheiros chamados às pressas e com alguma energia, teve início a I Reunião da Câmara Técnica de Assuntos Rigorosamente Secundários (Catarse). Feita a leitura da pauta pelo presidente da dita Câmara Técnica, abriu-se a palavra para eventuais pedidos de inversão ou retirada de matéria, ocasião em que alguns conselheiros, considerando o adiantado da hora, se manifestaram pela necessidade de se definir desde já o horário do intervalo para o almoço. Após uma acirrada votação que exigiu até recontagem, ficou decidido que iriam prosseguir até 12h30 e voltariam às 14h. Em seguida, partiu-se para o primeiro item da pauta, que vinha a ser a análise da "proposta de resolução que cria o Regimento Interno da Catarse, define suas competências, estabelece critérios para a eleição de seus membros, e dá outras providências". Aberta a discussão, houve discordância quanto à frase “de seus membros”, entendendo alguns que o contexto exigia que fosse “dos seus membros”. Embora não houvesse gramáticos e sequer professores entre os membros da Catarse, a discussão seguiu acalorada e o representante da sociedade civil chegou a dizer que, ao usar “de seus membros”, o governo estava claramente desprestigiando os movimentos sociais. Os ânimos se exaltaram e a questão só foi decidida após uma votação, permanecendo a frase original, e pedindo os descontentes para que sua discordância constasse em ata. O presidente observou que, se dessem uma acelerada, poderiam terminar a pauta antes do almoço e não precisariam voltar à tarde. O representante da sociedade civil viu nisso tentativa de cercear a discussão sobre temas que, embora secundários, eram relevantes à população. Iniciou-se nova discussão e o representante pediu vistas do processo, ficando assim os conselheiros sem ter mais o que discutir, e saindo então para almoçar, antes do horário previsto.

Henrique Fendrich
Enviado por Henrique Fendrich em 27/06/2014
Código do texto: T4860725
Classificação de conteúdo: seguro