MEDIOCRIDADE.
"O Que é Esclarecimento?", “Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem. Sapere aude! [Ousar saber]. Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento. Resposta à Pergunta: O Que é 'Esclarecimento, reflexão de Kant." Editora Vozes.
A falta de esclarecimento aliada à disfunção de apreensão faz a pessoa marchar para o abissal espaço cumulativo de desordem intelectual. Se não há base antecedente para visibilizar o substrato de um texto, ou melhora-se a apuração sensitiva de apreensão, ou calar-se é o melhor caminho.
A dúvida é positiva, por ela caminhou a humanidade alavancando o pensamento, mas se há dúvida a vontade de esclarecimento deve estar acima de qualquer exibicionismo, pois nada deve ser dito sobre o que não se sabe. Raia pelo narcisismo infantil.
A respeito, recentemente, Anabailune expõe em seu texto VIDA, verbis: “A vida seria simples se pudesse ser encaixada dentro das concepções, definições e certezas oferecidas pelos medíocres donos da verdade.Prefiro respeitar aquilo que eu não conheço.” disse Anabailune. E como? Pelo menos não mostrando um conhecimento que não tenho, e buscando conhecer sobre o que não conheço, esse o melhor caminho para evitar a mediocridade.
Respeitar o que não se conhece, ou “Sapere Aude”, ousar saber, como ensina Kant, para se esclarecer.
Este caminho é mais penoso, há que estudar, buscar, ter curiosidade universal, ou ficar no (des) conforto da mediocridade.