OPINIÃO

A arte, em todas as suas nuances e plenitude deveria ter a mesma importância na vida das pessoas, como alimentação, saúde, educação, moradia, água, energia elétrica, saneamento, trabalho e os insumos básicos para a sobrevivência do indivíduo com dignidade.

É inadmissível viver sem a arte, no entanto, em nosso país a coisa não é bem assim, via de regra a arte no Brasil, normalmente é relegada ao último plano das gestões governamentais.

Enquanto na França, por exemplo, 4% da arrecadação do país, é destinada aos Projetos Culturais, no Brasil, lamentavelmente ainda não atingimos 2,5% e a maioria dos municípios brasileiros, sequer têm um FMC (Fundo Municipal de Cultura).

Evidentemente que alguém ignora desde sempre essas regrinhas básicas que provocariam um turbilhão de boas ações e também é muito claro que na outra ponta desse novelo, uma enormidade de pessoas são prejudicadas.

A produção cultural tem por base, o famoso efeito dominó, posto que, as ações são desencadeadas em cadeia e absolutamente transformadoras para as coisas do bem.

Mas, por aqui preferem outros tipos de cadeias. Aquelas que vivem abarrotadas e não recuperam ninguém e pior, milhões de brasileiros pagando caro para a sustentação desses seres muitas vezes sem recuperação.

É preciso remodelar o Brasil, mas para isso é preciso primeiro, ter sangue nas veias e coragem para fazê-lo.

Caso contrário é pura e simplesmente balela.

Marçal Filho
Enviado por Marçal Filho em 24/06/2014
Reeditado em 06/12/2023
Código do texto: T4857203
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.