LAGARTOS

CALANGO (Tropidurus torquatus)

• Origem: América do Sul.

• Tamanho: entre 25 e 30 cm.

• Hábitos: diurnos e semi-arborícolas.

• Terrário: espaçoso (100 x 50 x 50 cm), com cascas de árvores, pedras e troncos. Pouca umidade (20 %) e

temperatura entre 28 e 30 ºC.

• Reprodução: ovíparo.

• Manuseio: aceitam bem, desde que acostumados desde filhotes.

• Alimentação: Alcon ReptoLife, Alcon Gammarus, Alcon Club Répteis Legumes e Frutas, acrescidos de Labcon Reptovit

Dizem que os lagartos (calangos e lagartixas em especial) são nossos aliados. Pois, como se alimentam de insetos evita que nosso lar se prolifera daqueles bichinhos indesejáveis. Isso mesmo! Aqueles que incomodam suas noites de sono com seus zunidos, também aqueles nojentos que são inimigos número 1 das mulheres, e alguns que podem até matar uma pessoa com seu veneno. Bem, isso não importa agora.

O que importa é que esses calangos ficaram tão íntimos de mim que já estão tomando conta da minha linda e serena vida.

Um certo dia havia eu deixado, como sempre, a janela do meu quarto aberta e saído em busca da padaria encantada (quando está com fome qualquer estabelecimento que tenha algo de comer fica encantado) e ao voltar fui logo correndo para o meu quarto para abraçar meu fiel computador. Já havia alguns longos minutos que me afastara dele. Então me deparei com aquela coisa esquisita, irritante, nojenta, mas que dizem as más línguas que é nossa amiga.

Estava ele parado com um olhar “to be or not to be”, tranqüilo, fingindo que eu nem existia.

Que audácia!

Não vai dizer que agora toda a ”mãe natureza”, que esteja do meu lado, vai se alojar no meu quarto? De jeito nenhum!

Solicitei imediatamente a presença do meu irmão caçula. Este brother, vulgo predador, não tem medo de bicho algum (com exceção a morcegos. Encontramos-nos em outra crônica para falar sobre este assunto).

Aí sim! O calango arregalou seus olhos ao ficar cara a cara (face to face) com meu irmão. Sabia que ali não teria colher de chá e logo começara sua fuga desvairadamente.

Ponto para o meu irmão. Conseguiu se livrar do bicho e sem feri-lo.

Havia eu pensado, na pobre inocência, de que aquela situação seria a primeira e última. Que aquele intruso caíra de pára-quedas em meus aposentos e nunca mais erraria seu salto.

Pobre esperança de brasileiro que se iguala a um fusca 71 (você sabe que já morreu mas insiste em bater na chave).

Isso mesmo! Aquele tão indesejável intruso seria o primeiro dos que viriam a visitar meu quarto. Talvez eles queiram fazer um contato imediato comigo. Talvez!

Agora, todos os dias, saio do meu trabalho e dentro do meu carro, que também é carro de mais umas 40 pessoas, em pé, imagino o que vou encontrar ao abrir a porta do meu quarto. Um lagarto gigante devorador de gente? Quase impossível.... ou ficarei surpreso ao ver um sentado em minha cadeira mexendo no meu computador (lagartonauta), fuçando meu orkut ou MSN?

Acho que estou ficando paranóico.

(by Davidson)

davidson ribeiro
Enviado por davidson ribeiro em 13/05/2007
Código do texto: T485463