CURIOSIDADES DA COPA

Começou com um gol contra, mas a essa altura a Copa já é um sucesso. Um festival de cores, sorrisos, bandeiras e, principalmente, bolas na rede. As zebras já entraram em campo, despachando algumas seleções favoritas. E muita bola ainda vai rolar até o dia 13 de julho. Muitas curiosidades também. Hinos nacionais empolados que reboam nas doze arenas. Nesse quesito, de todos os visitantes, o hino mais bonito e sangrento é o da França. Durante trinta segundos os “ferozes soldados” de Napoleão degolam sem piedade seus inimigos, num banho de sangue que vai da Praça da Bastilha até o Vale do Loire. Juro que eu cheguei a ver uma guilhotina cravada no meio do gramado durante a execução dos adversários, digo, da Marselhesa.

E antes mesmo de terminar a primeira fase, esta já é a Copa dos milagres, destinada a superar o Santuário de Fátima. Cadeirantes que se levantam, vibram e sapateiam com a vitória de seu time; idosos que rejuvenescem e readquirem o semblante de trinta anos; obesos que emagrecem instantaneamente. Tudo isso foi flagrado pelas câmeras nos assentos reservados para as pessoas com necessidades especiais. Uns dizem que é malandragem, o famoso jeitinho brasileiro contaminando as torcidas. Mas eu acredito em milagres. Afinal, se o papa é argentino, Deus é brasileiro.

Fora dos gramados temos uma galeria de sósias. Réplicas dos jogadores e do Felipão para todos os lados. Ronaldinho Gaúcho tietando o Messi na concentração. Clones de Neymar, Tiago Silva e David Luiz, curtindo seus minutos de glória. Até em Brasília apareceu um sósia: o Hulk dos cerrados.

Foi aí que surgiu a inspiração do Palácio do Planalto. Vaiada estrepitosamente no jogo de abertura da Copa, a Presidente da República não vai à cerimônia de encerramento. Mas vai mandar os sósias do Aécio Neves e do Eduardo Campos, que terão lugar de honra no Maracanã. Para que eles também possam ouvir o brado retumbante de um povo heroico. Isso é que é fair play.

Pereirinha
Enviado por Pereirinha em 22/06/2014
Código do texto: T4854090
Classificação de conteúdo: seguro