Cota para branco...
CCJ da Câmara aprova cota para negros no serviço público
http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/03/ccj-da- camara-aprova-cota-para-negros-no-servico-publico.html
Segundo a notícia veiculada no G1, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (26/03/2014) o projeto de lei que reserva para negros e pardos ao menos 20% das vagas em concursos públicos da administração federal. Essa notícia, na hora impactou-me profundamente. Confesso: Fiquei entre a euforia e a indignação.
Explico esse dualismo de sentimentos inteiramente opostos e consideravelmente naturais: Euforia porque essa talvez seja uma entre as poucas chances de muitos excluídos ingressarem em serviço público da administração federal. Indignação, pois em um país onde a maioria da população é negra, parda ou mestiça, necessitar de cota para esses elementos concorrerem a um cargo que deveria ser acessível a qualquer brasileiro é, a meu ver, uma discriminação velada, significa dizer: amigo, você é negro, é burro (ideologia do colonizador que perdura entre nós até os dias atuais) e portanto incapaz de concorrer em pé de igualdade com os brancos, por isso, vou reservar pra você 20% das vagas, mas lembre-se, isso é porque eu sou bonzinho e quero que você seja grato.
Não que eu ache que negros e pardos não sejam merecedores dos benefícios da lei, uma vez que também sou uma brasileira afrodescendente, também sujeita a desfrutar dos efeitos concretos desta lei. Mas acredito que a cor da pele não deve ser critério para ascensão e aquisição de quaisquer direitos que sejam inerentes ao ser humano, pois, independente de cor, idade, sexo, religião, orientação sexual, etc., somos todos cidadãos, dignos de respeito, sujeitos à lei, com direitos e deveres a cumprir.
Acredito que antes de criar cotas para isso e para aquilo, deveriam criar meios de a população carente, que depende da Educação e Ensino em Escolas Públicas, tivessem um ensino de qualidade e não uma maquiagem de realidade que privilegia uma estatística mentirosa, com projetos de aceleração e promoção automática (avanço) de alunos em defasagem de idade/série, à anos/séries para os/as quais não estão aptos a acompanhar. Tendo como resultado a produção de analfabetos funcionais, de pessoas que chegam à faculdade sem sequer saberem ler (entenda-se ler aqui, em termos globais, como a capacidade de decodificar as informações, com a habilidade de interpretar, refletir, produzir opiniões e posicionamentos, defender pontos de vista, efetuar releituras várias de um texto).
Mas entendendo que lei é lei, e já que existe a cota para negros e pardos, ... "Vamos que vamos, neguinho (a), vamos sim'bora aproveitar!" Venho exigindo isso onde quer que eu vá...
Agora, imagino um dia, que inventarem cota para branco... será que vai ser aprovada?