MUDAR SIGNIFICA EVOLUIR

Quantos de nós não somos resistentes a mudanças? Mudar dá trabalho, cansa, tira o sossego e assusta. Quantos de nós não nos acomodamos a determinadas situações e condições pelo medo do desconhecido? Mudar de casa, de trabalho, de vida, de estilo, de visual...

É para que determinadas coisas aconteçam em nossas vidas além da coragem e determinação é preciso muita ousadia. Ninguém gosta de errar deliberadamente. Queremos sempre acertar. Não queremos sofrer, passar por apuros e tão pouco provocar sofrimento em outros.

Às vezes ficamos presos, estagnados a uma rotina, a certo padrão para não correr nenhum risco. E como diz o ditado: "Quem não arrisca não petisca".

De repente nos vemos em situações em que a vida não perdoa uma hesitação, uma vacilada. Quando estas coisas acontecem acabamos entrando no ritmo e, aos poucos, vamos nos adaptando ao novo, ao que era aparentemente difícil, quase próximo ao impossível.

Surpreendemo-nos com nossa força, nosso caráter, nosso dinamismo e empenho que estavam adormecidos pela apatia. Somos fortes. Todos!

Podemos tudo? Quase sempre sim... Não nos conhecemos e nem tão pouco nos acreditamos. É mais fácil conhecer o outro, falar do outro, perceber o outro. Não nos observamos o bastante. Observamos sempre o que vem de fora. Estamos atentos ao trânsito, mercado financeiro, alta do dólar, violência urbana, problemas familiares, enfim, prestamos muita atenção às interferências externas que nos perturbam e nos fazem adotar outras atitudes.

Quando paramos e começamos a prestar um pouco mais de atenção em nossas emoções e necessidades um exercício de vida plena silencioso, simplesmente as negligenciamos frente a uma prioridade circunstancial e invariavelmente externa.

Procuramos o dentista quando o dente dói. Procuramos o médico quando o corpo já está doente. Procuramos economizar quando o dinheiro começa a faltar. Vamos adiando, adiando, como se fossemos senhores do tempo e de uma vontade maior. A partir do instante que criamos coragem para nos enfrentar muita mudança pode acontecer. Mudar implica em decidir e decisão é coisa de gente grande. Quando há uma decisão, não importa o tempo para sua concretização e efetivação. Uma mudança interna ocorre e nos levará a assumir um comportamento, a tomar uma atitude que por si só é muito positiva.

Mudar implica em evoluir, melhorar. Toda mudança implica em movimento e movimento é VIDA! A vida não é estagnada, parada. Tudo está em movimento o tempo todo. Por que assistir de camarote?

A vida é um grande espetáculo do qual fazemos parte do elenco... Ouse! Não tenha receio de errar, errar também é aprender.

Busquemos inspiração na criança que está aprendendo a andar. Se hoje você anda foi porque tentou, caiu, se machucou, levantou, tentou novamente e conseguiu.

Existe um ditado chinês que diz o seguinte:

“Ele não sabia que era capaz, só conseguiu, pois ninguém o avisou sobre isto...”.

Jô Pessanha
Enviado por Jô Pessanha em 19/06/2014
Código do texto: T4850397
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.