Ela não queria assistir

Noite de alegria e despreocupação, reunidos estávamos na casa de um dos nossos sem outro propósito que não o de passar algumas horas agradáveis. Não havia dieta ou saúde que nos impedisse de comer deliciosas porcarias, pois é precisamente para ter direito a esses momentos que nos guardamos no restante dos dias. Havia riso por toda parte e nenhum assunto minimamente sério foi posto em discussão enquanto lá estivemos. Alguns se distraiam vendo vídeos na internet, outros escolhiam as melhores músicas para ouvir, um viajava sozinho nos acordes de um violão, e havia aqueles que simplesmente jogavam conversa fora. Até o momento em que resolvemos juntar todo mundo para assistir um filme enquanto comíamos pipoca.

Era um filme comum, desses que a gente assiste sem precisar fazer grandes reflexões. Envolvia, no entanto, uma quantidade considerável de cenas violentas, muitas delas sangrentas mesmo, que é aquilo que se espera de um filme que leva guerra no nome. Não estando especialmente atraído pelo enredo da história, e tendo eu um espírito contemplativo, por vezes virei a cabeça para observar os colegas que assistiam. Em uma dessas ocasiões, reparei nos movimentos de uma mulher que não era exatamente uma conhecida minha.

Acontecia que, a cada cena mais forte, ela tirava os olhos da tela e abaixava a cabeça. Às vezes virava o rosto para o outro lado. E sorria nervosamente sempre que assim agia. Era evidente que não lhe agradava ver toda aquela carnificina. Só tornava a olhar para a televisão quando achava que ela já havia terminado. Nem sempre acertava, e por isso chegou a ver muitas coisas que preferia não ter visto. O curioso é que estas eram justamente as imagens que mais prendiam a atenção dos outros. Até por isso, ninguém mais parecia perceber o seu desconforto, e se percebessem provavelmente não entenderiam. Talvez ela mesma se recriminasse e confessasse que é uma boba que se escandaliza à toa.

Humildemente, nós a teríamos perdoado.

Henrique Fendrich
Enviado por Henrique Fendrich em 18/06/2014
Código do texto: T4849242
Classificação de conteúdo: seguro