POR OCASIÃO DA COPA DO MUNDO

Prof. Antônio de Oliveira

antonioliveira2011@live.com

Dando voz à bola com seus bordões característicos, alguns locutores marcam época. Dentre outros, Sílvio Luiz. Bola bem no ângulo: No gogó da Ema! Bola na trave: No paaaaaaau!. O que é que eu vou dizer lá em casa? Esse até minha sogra fazia! Pelas barbas do profeta! Olho no lannnceee! Pelo amor dos meus filhinhos! Para um chute forte ao gol: Manda uma chinelada! Manda uma sapatada! Januário de Oliveira: Taí o que você queria! Tá lá um corpo estendido no chão! Ele é cruel, muuuuito cruel! Sinistro, muito sinistro!...

Osmar Santos: Pimba na gorduchinha, ripa na chulipa, um pra lá dois pra cá, vai pegar fogo no boné do guarda, vai garotinho... E que goooooooooool!

Luciano do Valle: Impressionante! Impressionante! Fernando Sasso: Tá, taaá... no filó!!!... Mário Caixa narrando o gol de Diego Tardelli, jogador do Atlético Mineiro: Tar-delli é goool! Tar-delli é goool! Balançou a rede é gol! É caixa, caixa, caixa!... Rá-tá-tá-tá-tá-tá...

Galvão Bueno diria: “vamos fazer o seguinte”. Vamos lembrar o cronista Nelson Rodrigues popularizado: a seleção é a pátria de chuteiras. E o povo não é exigente. Contenta-se com o bom rendimento dos jogadores profissionais. E, como em futebol o que conta é gol, a galera quer gol.

A vida vale uma bola rolando no gramado, ídolos selecionados, um fone de ouvido, um telão, uma cervejinha. Os políticos sabem disso!

Na loteria muitos jogam, poucos ganham. No futebol, poucos jogam e muitos ficam na plateia. O povo vibra. Adora os dribles, os passes de calcanhar, a ginga. Anseia e torce pelo gol, essência do futebol. Nos bastidores, passes milionários, uma parafernália de fios, cabos, aparelhos de última geração, estatísticas minuciosas de gols, escanteios, chutes a gol, velocidade dos lances, tira-teima. No futebol, um excelente investimento, tudo é medido, cronometrado. Dominada, passada e repassada, uma bola faz a festa. É a estrela do espetáculo. Brazuca é o nome dela.

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 16/06/2014
Código do texto: T4847042
Classificação de conteúdo: seguro