INTELIGÊNCIA, COMO SURGIU?
A inteligência surgiu do bing-bang?
A possibilidade do acaso, fenômenos aleatórios transformarem matéria inanimada em vida, encontra na biologia molecular forte restrição.
O cientista ateu Fred Hoyle dizia que simples células vivas são extremamente complexas, incorporando muitos ácidos nucleicos, enzimas e moléculas, concluindo que a vida não surgiria de atividade aleatória terrestre. Muito menos a razão, a vida inteligente.
Chandra Wickramasinghe, seu colaborador foi além, sic:
“As hipóteses de a vida ter aparecido por acaso e de forma aleatória são semelhantes às hipóteses de um ciclone soprar num qualquer cemitério de automóveis e construir-se assim um Boeing 747”.
Vida, como surgiu? Ninguém está capacitado a dizer. Nunca estará. Mas distante de todas as investigações e discussões, a contraditórios que a nada chegam, a envergadura de Kant, do alto de sua magnífica filosofia assevera: "Não tenho como provar a existência de Deus, nem sua inexistência”. Era agnóstico, o mais importante de todos. Considerou assim a dúvida sobre o Ser Necessário, como nominava.
Essa dúvida coloca no centro da visibilidade a invisibilidade do surgimento da vida. Viemos dos primatas, dos macacos? Que aperfeiçoamento foi esse? Os macacos continuam macacos. Outros seguiram uma ascensão até à razão? Como? Por quê?
Por qual razão seres vivos têm uns inteligência, razão, e outros só instinto? Por que a diferenciação? Quem ordenou essa diversidade?
Por qual força todos não teriam inteligência ou todos teriam inteligência?
O vocábulo transcendência é explicativo. “A transcendência é a capacidade de superar os limites normais, adjetivo que pode ser atribuído a entidades de diversas naturezas:
Transcendência (filosofia) - chegar ou ultrapassar algum conceito ou limite. Transcendência (religião) - conceito em que Deus pode estar próximo ou muito distante de determinado sujeito.”
Essas definições estão na Wikipedia, ao alcance de todos.
Ninguém supera o insuperável, os limites impositivos do conhecimento, do acesso ao desconhecido, mas a wikipedia, com proveito, mostra que esse desconhecido pode se tornar mais conhecido, O PRIMEIRO MOVIMENTO, LOGO QUE NÃO EXISTE EFEITO SEM CAUSA, DEUS, O INÍCIO DE TUDO, DIZENDO QUE SOB ASPECTO RELIGIOSO DEUS PODE ESTAR PRÓXIMO OU DISTANTE, É A CRENÇA NO TRANSCENDENTAL, afirme-se, que tem lastro na razão de quem com lente de aumento fenomenológico conhece o processo de causa e efeito, o movimento.
O transcendental pode ser atingido ou compreendido, também, pelos sentidos, passando a ser um estado de espírito. Transcendência é objetivo do alcance espiritual, da ascese, do homem se ligar ao ser superior ou criador, e compreendê-lo através da razão.