PROTESTO CONTRA A COPA

Bonifácio olhou por debaixo do óculos o relógio pendurado na parede da sala que marcava onze horas e dezessete minutos. Tirou o Celular do bolso da calça Jeans e ligou para Ana Beatriz.

----Alô, é a Ana?

Do outro lado, uma voz pastosa de quem havia acordado naquele momento, respondeu.

----Oi!

----Nossa que voz é essa? Não vai me dizer que você estava dormindo?

----Tava... é que fomos dormir tarde essa noite.

----E o Paulo? Tá dormindo também?

----Tá!

----Caramba! Ele não conseguiu arrumar serviço ainda?

----Ainda não, nem ele nem eu. Nós mandamos currículos para várias empresas e estamos aguardando.

----O Paulo foi fazer as entregas que o Sergio havia pedido?

----Ontem não deu para ele ir porque levantamos tarde, mas hoje ele vai.

----Porra Ana Beatriz, o Sergio paga quarenta reais por dia, e para quem está desempregado ta de bom tamanho.

----Tudo bem Bonifácio hoje ele vai.

----Então ta! Eu ligo amanhã!

No outro dia, após as quatorze horas, o Bonifácio ligou novamente.

----Oi Bonifácio, tudo bem?

----Tudo, e o Paulo ta ai?

----Ele ta dormindo.

----Dormindo? Porra Ana Beatriz, já é mais de duas horas da tarde e ele está dormindo ainda?

----É que ficamos assistindo um filme até de madrugada.

----Que legal heim! Ao invés de procurar alguma coisa pra fazer, ele está dormindo. E a entrega que o Sergio pediu para fazer?

----Ele ligou ontem à tarde dizendo que arrumou outra pessoa para fazer o serviço.

Conversaram por mais alguns minutos e se despediram.

Na outra semana o Bonifácio ligou durante a noite.

----Oi Ana, posso falar com o Paulo?

----Ele não está em casa.

----Não está?

----Não! Ele me disse que iria participar do campeonato de dominó lá no Bar do Nino.

----Campeonato de dominó em plena quinta feira?

----O pessoal lá é tudo aposentado, só ele que não é.

----Olha, o negócio é o seguinte: tem um amigo meu que vai inaugurar um restaurante lá nos Jardins e ele está precisando de duas pessoas, eu indiquei vocês. O salário é razoável, tem cesta básica, almoço e vale transporte. Anota ai o endereço, e é para estar lá amanhã às nove horas para entrevista.

----Amanhã?... bom, é que amanhã...

---- Amanhã o que?

----Nada não! Tudo bem, amanhã a gente vai lá!

Conversaram por mais alguns minutos e se despediram.

No outro dia, quando o relógio da sala da casa do Bonifácio marcava onze horas e vinte e três minutos, o telefone tocou. Era a Ana Beatriz aos prantos.

----Bonifácio pelo amor de Deus! Preciso que você venha até aqui no Primeiro Distrito, perto da Rua da Glória.

-----Calma Ana Beatriz! Afinal de contas o que foi que aconteceu?

----Prenderam o Paulo!

----Como assim prenderam o Paulo? Vocês não foram ver o serviço que eu havia indicado?

----A gente ia Bonifácio, só que hoje tinha a manifestação contra a Copa aqui no Brasil e como o Paulo é um dos líderes do movimento nós achamos melhor não faltar a esse compromisso com os companheiros de luta.

----Puta que pariu Ana! Quer saber de uma coisa, vocês são tudo um bando de vagabundos que não tem o que fazer!

----Não é bem assim também não Bonifácio!

----É assim mesmo! É tudo um bando de vagabundo! E me diz uma coisa, porque foi que prenderam o Paulo?

----Você não vai acreditar Bonifácio, foi um azar da porra, bem na hora que ele sentou uma tijolada na vitrine de uma loja a polícia chegou e cataram ele em flagrante...

Pi, pi, pi, pi, pi, pi, pi, pi, pi, pi, pi, pi, pi, pi, pi, pi, pi, pi, pi,

-----Alô, Alô, Bonifácio?... Alô, Alô...