BRASIL: AME- O OU DEIXE- O: MAS TORÇAM PELA NOSSA SELEÇÃO (! I Crônica)

Só faltam seis jogos

Não adianta a imprensa mundial meter o pau na vitória da nossa amarelinha! Vejo os ingleses falando do árbitro japonês. Alguém se lembra de como a Inglaterra, que além de jogar em casa, como foi ajudada naquela copa? Os Franceses se esqueceram de como o apito ajudou a seleção francesa na fase de classificação? Até o timaço da Espanha, também teve ajudas de erros de arbitragem em 2010. Agora o que me deixou mais puto da vida foi o teor dos jornais argentinos! “ Se for assim por que continuar? Referindo-se ao erro do japonês. Que o jogador croata colocou a mão no ombro do Fred isto lá colocou. Não o puxou é claro mas, diante do desequilíbrio do Fred, para quem tem segundos de decisão isso é normal. Agora faço-lhes uma pergunta: Perguntem aos holandeses sobre a final da copa de 1978 na Argentina? Ou pesquisem na internet sobre aquela final. Aproveitem e pesquisem sobre o goleiro Quiroga, aquele dos seis gols tomados contra a Argentina, o suficiente para eliminar o brasil e ira à final da copa!!!!! Pergunte sobre o” la mano de Dios, do Diego Armando “ chamados pelos argentinos, os que chamam o resultado de ontem de uma vergonha. Em setenta a falta que originou o nosso empate com a cobrança magistral do Garoto do Parque, também foi duvidosa! O que mais me deixa embasbacado, é que nossa imprensa às vezes tem baixa nela o complexo de jeca honesto e dá mais ênfase ao erro de arbitragem do que os erros da nossa seleção e os acertos. Vejam abaixo uma crônica do Nelson Rodrigues do Livro Pátria de chuteiras.

“A Copa do Apito1

"Mas ele enxergou o óbvio ululante, ou seja: — o futebol vive de sombrias e facinorosas paixões. Durante os noventa minutos, são onze bárbaros contra onze bárbaros."

Amigos, eis uma verdade inapelável: — só os subdesenvolvidos ainda se ruborizam. Ao passo que o grande povo é, antes de tudo, um cínico. Para fundar um império, um país precisa de um impudor sem nenhuma folha de parreira. Vejam a presente Jules Rimet. Nas barbas indignadas do mundo, a Inglaterra se prepara para ganhar no apito o caneco de ouro.

Vocês pensam que há algum disfarce, ou escrúpulo, ou mistério? Absolutamente. Tudo se fez e se faz com uma premeditação deslavada e na cara das vítimas. A serviço da Inglaterra, a FIFA escalou oito juízes ingleses para os jogos do Brasil. A arbitragem foi manipulada para liquidar primeiro os bicampeões e, em seguida, os outros países sul-americanos. O jogo Inglaterra x Argentina2 foi um roubo. Uruguai x Alemanha, outro escândalo.

E nem se pense que a Inglaterra baixou a vista, escarlate de vergonha. Nada disso. Por que rubor, se ela é um grande povo e se tem, ou teve, um grande império? Vejam o sincronismo da coisa: — um juiz alemão deu a vitória à Inglaterra contra a Argentina, um juiz inglês deu a vitória à Alemanha contra o Uruguai. No jogo Argentina x Alemanha, foi expulso um jogador argentino. Terminado o jogo, cinco jogadores sul-americanos tiveram que sair quase de maca”

Deixando de lado todos os polidórios contra ou a favor, confesso que, ao acordar e visitar a geografia do jogo, senti uma emoção muito grande! Jamais tinha presenciado em loco a atmosfera de um jogo de copa do mundo e nem em uma abertura. Claro que não adentrei ao estádio mas, estar no ambiente do jogo, ouvindo o Hino Nacional ecoando pelo ar se confundindo com o som da tv, é algo inominável. A cada gol da nossa seleção, um grito uma lágrima de alegria. A cada inicio de copa sempre vem a memória a minha primeira copa acompanhada em 1970. Acompanhei todos os jogos na casa de Tutes. Tutes, Arturzita, Tõe de Palu e alguns outros que não me lembro agora, ouvimos as transmissões no pequeno motor rádio de cor cinzenta, que era de tia Ruth, e ali na casa de Tutes pude sentir as primeiras emoções de uma copa do mundo via rádio.

Começamos apanhando dos thecos com um gol do Petlas. Depois marcamos quatro. Ontem também marcamos quatro, sendo três a favor e um contra. Em setenta, o cenário era outro. Vivíamos uma ditadura ferrenha. Em setenta e oito Argentina vivia um caos. Em 86 o México vivia um caos e o narcotráfico já imperava. A Europa viveu ondas violentíssimas diante a crise econômica, sendo na França uma das mais violentas. Bombas explodem na Espanha, na Inglaterra a polícia mata brasileiro inocente. Mas imprensa internacional e a brasileira dão destaques às nossas manifestações como se elas, que são menos violentas do que as da Europa, fossem coisas só do Brasil.

Querem saber de uma coisa?” Vão todos para a puta que pariu”, como diz sempre a minha querida amiga Gisele, junta mente com a “ Dama das narinas de caveira”, parodiando o grande Nelson Rodrigues, que era irmão do jornalista Mário Filho, o que deu nome ao Maracanã, quiçá que não seja de novo o Maracanaço.

JOTA KAMERAL