Olha só quem encontrei em Oshkosh!

(Para entender o texto: Moita é aquela figura dos olhinhos e das mãozinhas que aparecem no muro e que fica expiando; pré-cadete é o aluno da Escola Preparatória de Cadetes do Ar que funciona em Barbacena - carinhosamente também chamada de BQ; FAM é um grupo de ex-pré-cadetes que se reúne em Belo Horizonte mensalmente ao redor de uma mesa de bar).

Passeando por ali, no meio dos aviões, tiro uma foto de um, uma foto de outro e eis que ao tirar uma delas quem encontro?!? O nosso conhecido Moita!!! Fiquei na dúvida e fui lá, se ele entender brasileiro é capaz de ser ele: - você que é o Moita da Turma de 66? Ele demorou um pouco a responder e achei que devia fazer de novo a pergunta, pois alguns aviões estavam passando na hora... Então vi que ele olhou para mim e de certa forma estava me reconhecendo, e veio a resposta: - Eu sou o Moita de todas as turmas, lembro de você lá de BQ! – Fiquei feliz em encontrar lá, tão longe, alguém de BQ pra compartilhar alguns momentos comigo e falei: - Ô Moita, sai daí e vamos tomar uns chopes, sei que você é o Rei dos Mistérios! Ele riu e serelepe como ele só quando vi já estava ao meu lado, afinal era o Moita que atrás do muro expiava a todos e a tudo ao mesmo tempo... Ele me corrigiu, disse: Chope nem cerveja nadinha de nádegas pois aqui na Feira são proibidas bebidas alcoólicas, se fosse no Brasil com cerveja teriam mas aqui, os Quakers adotam o purismo... e particularmente acho que eles tem razão... (fiquei sem entender). Fomos para uma mesa debaixo de uma grande árvore, ao lado de uma lanchonete... Pedi um refrigerante “quaker”. Ele riu de meu trocadilho...

Conversa vai conversa vem, fiquei sabendo de muitas coisas que não sabia. Muitas coisas de outras turmas, que na cabeça do Moita ele não fazia muita distinção entre uma e outra. Lembramos do Brigadeiro Camarão, do saudoso Tenente Thomé, e de muitos oficiais, mas o Moita gostava mesmo era das histórias dos Alunos. Lembrava das manobras de quartas-feiras quando vestíamos o uniforme de campanha e íamos para um terreno ao lado do Grogotó receber instruções sobre manuseio de armas... Lembrou de Cabangu e dos treinamentos de guerrilhas e antiguerrilhas, disse ele que sempre foi guerrilheiro... rs.

No final da conversa falei para ele da FAM e que gostaríamos de contar com ele para relatar algumas histórias presenciadas. Perguntou se estaríamos fazendo algum jornal do tipo Albatroz ou algum Hebdomadário... Rimos juntos. Falei: - Talvez! Ele disse: - Por que não fazem um site na Internet? – Aí Moita, vou levar esta idéia para o pessoal da FAM!

- Então já que querem uma história, não é bem uma história é algo que há muito tempo quero divulgar, uma idéia maluca minha... (deixei ele falar). Ele fez um discurso antropológico sobre o homem e a mulher, a origem dos costumes e do modus faciendi de cada um... Lembro sobre os navios, as escotilhas, as mulheres tecendo e sentadas com vestidos armados igual a repolhos, os homens na guerra que tinham que ficar com a visão atenta ao inimigo... Vou tentar resumir o principal, a teoria do nosso amigo Moita.

- Tudo isso que estou falando, Pré-cadete, é para mostrar por que o homem mija em pé e a mulher sentada! – Tentei rir mas me contive, vi que ele estava falando sério – continuou: - A mulher senta, coloca o vestido por cima e faz bordado, lê livros, faz as unhas... Já o homem tem que ser rapidinho, sacudir e cair fora pois que o “inimigo ataca”... Depois vem a mulher (do homem) e o xinga, pois fez xixi fora do vaso, na tábua, é relaxado, faz estripulia no banheiro e toda vez que ele sai ela tem que limpar... Falo isso por causa da minha mulher, ela já é rabugenta e se dou motivos lá vem ela... (imaginei o Moita com mulher e com filhos..., nunca tinha pensado nisso!).

Ele continuou a tese, que aqui tento encolher sem deixar de dar o recado: - Já em locais públicos sim, os homens e as mulheres deveriam sempre mijar em pé, pois que é mais higiênico e para que a fila ande também... Já dentro de casa, o homem deveria pegar uma revista, ir lá, relaxar, mijar tranquilamente, limpar a última gota com papel higiênico e depois chamar a dona Maria: vem cá, vê se deixei algum pinguinho pra você enxugar!?!

Respondi:

- Moita, não sei se esta tua observação vai ficar bem num site de aviadores, todos machos, que mijam em pé.

- Ô meu caro Preca, respondeu, se te perguntarem o que isso tem a ver com a aviação tem tudo pois a aviação de caça usa justamente equipamentos e procedimentos para aliviar o piloto no vôo e se algum mais engraçadinho insistir, fale para ele: tem a ver sim com aviação, nem que seja o JATO!

Armando Valenzuela
Enviado por Armando Valenzuela em 13/06/2014
Código do texto: T4843100
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.