As vidas estão em jogo na Copa!
A falta de prudência no trânsito tem abocanhado muitas vidas: são muitos os sonhos que se perdem no asfalto, são muitas vidas anuladas a cada instante. Diante da constatação, é evidente a importância de campanhas que possam promover a ideia de conscientização e, ainda, prevenir para que outras vidas não sejam ceifadas pela imprudência que teima em ser presente. Quando falo em trânsito contemplo toda sua integralidade e torna-se claro a complexidade de atender a enorme demanda diante dum público tão diversificado. Minha preocupação se redobra as vésperas de um grandioso evento, a COPA é uma realidade que irá se configurar. Por mais que alguns teimem em não acreditar, ela irá acontecer. Acho invalido todo manifesto que vem com a mensagem leviana. E, mais levianos são aqueles que acompanham a música num embalo que deixa marcas, muitos por moda.
Atenho-me, em tempo de Copa, aos pedestres e aos motoristas, pois ambos contextualizam um cenário cujas mortes acontecem de forma demasiada e numa constante. Ainda, os taxistas que na contemporaneidade são apontados como opção para uma “carona segura”. Estando com seus serviços disponíveis nas mais diversas casas e eventos noturnos, nos lugares onde as drogas lícitas e ilícitas costumam se abraçar e tornam do usuário uma possível vítima do trânsito, quando este não se socorre aos serviços mencionados. E, sabemos das inúmeras festividades que irão acontecer, todas alusivas aos Jogos. Muitos outdoors estão espalhados, apontando os “melhores e piores” lugares para quem busca se divertir. A cada esquina que se dobra um convite, uma casa noturna. Atenção, muita atenção a todo convite que lhe é ofertado.
Na Copa e em qualquer época, toda campanha que enfoque a promoção e a prevenção alusiva aos cuidados que se deve ter no trânsito é bem vinda. Creio que com um trânsito de gentilezas recíprocas teremos vidas asseguradas. O mundo carece de ações pequenas e eficazes capazes de provocarem grandes mudanças culturais no trânsito. Muitos ainda continuam com ideia leviana do momento: “ah, é só hoje!” Todavia, friso que o hoje pode se estender a eternidade, que o agora reflete o futuro e, muitos sonhos e vidas alimentaram e alimentam estatísticas justamente porque as vítimas tinham esta ideia de momento e, às vezes de “super herói”. Esquecem, que o maior ato de heroísmo e garantir a vida que se tem. Vida que se apresenta de forma tão efêmera e tão valiosa é. Rogo: prudência! Gentileza gera Gentileza! E, lembre-se: neste jogo o maior gol é preservar a vida que se tem.
Na Copa ou em qualquer época é tempo de prudência.
Avante Brasil!