FIEIS E TURISTAS PELA FÉ EM MONTE SANTO
A semana Santa, manteve a via sacra, na quarta-feira, com a procissão pelas ruas e Praça Monsenhor Berenguer, na quinta-feira 17, houve celebração com cântico da verônica e procissão e levavam as imagens em andores de senhor do Passos e de Nossa Senhora das Dores.
Na madrugada de 18 de abril de 2014, fieis e turistas visitantes começavam a subirem o caminho de pedra de acesso a Igreja da Santa Cruz que traiu muitos pessoas na sexta-feira da paixão de 2014, defronte a Igreja que traz esse nome, ficou tomada por comerciantes ambulantes e alguns fotógrafos, cinegrafistas e outros fieis davam 3 voltas da direita para esquerda da Igreja de santa Cruz. Já passava das 7 horas da manhã, as imagens de são João Evangelista, Nossa Senhora da Soledade e também a imagem do Senhor Morto dentro do esquife, essas imagens foram carregadas por fieis e de devotos que vinham atrás da cruz, trazida por Salviano Joaquim dos Reis (Viana), e membros da Irmandade da Santíssima, Santa Cruz.
Ao chegar na rua Senhor dos Passos, estava a espera alguns músicos e formava-se pequena Banda filarmônica, isto é, vindo de outras cidades regionais.
Ouviam os cânticos religiosos e de louvor a Santa Cruz, daí formava-se a procissão dando uma volta na praça Monsenhor Berenguer, e finalizando dentro da igreja Matriz de Monte Santo BA.
A tarde de Sexta-feira da Paixão de 18 de Abril, acontecia o Sermão no Adro da Igreja, onde encontrava uma cruz com a imagem de Jesus, o esquife com o Senhor Morto e imagens mencionadas. Tevem pregações por padres e animadores. Logo após iniciava-se à noite a procissão com muita gente se dirigiam pelas Ruas coronel Caldas, ruas das Flores, rua Mnaoel Novais, Helcio Cardosos de Matos e Av. Euclides da Cunha e praça Monsenhor Berenguer, as imagens eram carregadas pelos mais fieis, assim como os músicos da Mini Filarmônica que tocavam e acompanhava aquela multidão, chegava a Igreja e Finalizava o ato religioso com cântico da verônica e senhor Deus.
A noite de Sábado de Aleluia de 19 de abril de 2014, teve missa e depois a leitura do Testamento e da carta do jegue, escrita pelo cordelista José de Jesus Ferreira, e autor deste texto. O mesmo se apresentou no interior do palanque na praça, que estava quase cheia de assistentes locais.
Nessa o povo assistiu a queima de judas, feita pelo fogueteiro Gilberto, das Contendas no município de Monte Santo BA.