Nem Tudo São Águas Mansas

Vandesvaldo viera do Norte do Brasil...

Enfrentara pau-de-arara, foi sem teto, sem afeto e sem eira e nem beira...

Às vezes pensava que pagava algum carma sobre o planeta, mas recusava-se a acreditar que Deus, que o criou tal qual era, fosse tão caprichoso ao ponto de colocá-lo no mundo, com todos aqueles empecilhos e limitações e ainda quisesse que ele fosse perfeito.

Não, não era isso...

O teste não era de perfeição, mas de adaptação às circunstâncias.

Ou Deus seria tão fuinha que o colocaria uma segunda vez no mesmo mundo, em escala até mais baixa, para aumentar a dificuldade em atingir um objetivo, somente para vê-lo “expiar” seus pecados?

Ah, que merda de evolução que alguns líderes religiosos do seu tempo pregam de goela cheia e peito estufado – para ele não servia.

Engoliu o seu gole de café minguado, naquela manhã de inverno gelado, deu um basta ao seu filosofar ao esmo e saiu apressado, que estava no horário e as viravoltas do mundo o impediam de seguir além...

Queria ser peixe de águas doces e calmas...

Um bacana de carrão, com motorista e guarda costas, mas era um pobre diabo e se bobeasse, na hora da janta, nem pão!

Sem confusão nenhuma e mais melindre do que era preciso, porque era “cabra macho” e já “labrado” das vicissitudes, não era mais um dia de labutas, em que as águas nem sempre são calmas, que ia fazê-lo perder a carruagem.

Deus do céu! Os homens sucumbem por tão pouco...

Uns ficam loucos e outros partem para o mundo do crime.

É preciso que se estime, para cumprir a sina e ser útil, de cabeça fresca e alma limpa.

Sim, era assim que ia ser.

Nada de dar espaço para a “coisa-ruim”...

Ali, era uma questão entre ele e Deus e nem sequer sugestão do seu desleixo, ia dar campo para a perdição.

Afinal, viera ao mundo para servir e de que lhe adiantaria sobrar inútil, entre essas paragens?

Bom era poder se semear em boas ações e permanecer no coração dos seus, uma pessoa de bem.

ANA MARIA GAZZANEO
Enviado por ANA MARIA GAZZANEO em 10/06/2014
Reeditado em 10/06/2014
Código do texto: T4839411
Classificação de conteúdo: seguro