Erro Histórico
O dia não poderia ter alvorecido mais iluminado, mesmo assim não me trouxe alegria como as vivenciadas noutras copas, noutros tempos. Uma tristeza persiste em habitar minha alma, como nos dias cinzentos e enublados. Capto no ar tristes presságios. Quis entender melhor o prenúncio que me perpassava. Por que não me alegrava como alguns brasileiros, eufóricos com os jogos da copa?
Liguei a TV para ver as notícias, procurando alguma resposta à minha questão, entretanto o que ouvi me entristeceu mais ainda, quase me entorpecendo. Assisti a reportagens estarrecedoras: greve dos metroviários de São Paulo; assassinatos; alagamentos e mortes no Paraná; morte por enfarto na recepção do hospital do coração em São Paulo; corrupção nas emendas dos políticos brasileiros, visando à reeleição; etc. Imediatamente pensei que os bilhões gastos com os estádios da copa e desviados pela corrupção poderiam mitigar enormemente problemas desse calibre que se repetem incessantemente em nosso país.
Porém mesmo tendo compreendido minha dor num dia tão brilhante, não aceitava carregar esse lenho sozinha, queria poder fechar os olhos e ir para um estádio ver a seleção jogar, ou pelo menos acompanhar o esforço dos jogadores pela TV. Apelei para as recordações familiares, quando nos reuníamos para torcer juntos pela seleção brasileira, mas fugazmente se esvaíram, e o presente imutável preencheu meu espírito.
Meu raciocínio não me poupou, lembrou-me que as obras e esquemas de segurança custaram o preço de várias mortes nos hospitais e nas ruas da cidade, da fome do trabalhador, configurando um verdadeiro “Erro Histórico” para a política brasileira. Elegemos um trabalhador para o comando do País e perdemos a oportunidade de conquistar a liberdade e dignidade do povo. Com sérios atrasos na educação e qualificação do trabalhador.
Desrespeitamos os vários mortos que nos ajudaram a livrar da opressão da ditadura. E para quê? Para cairmos numa armadilha e ilusão vindas das trevas, que enublaram os ares do Brasil. Endividamo-nos, para quê? Será que estamos diante de um astronômico “Erro Histórico”? Essas nuvens estão tirando o meu sossego e de muitos brasileiros, elas pairam por todo o Brasil. Todavia o que nos resta fazer? Acho que teremos que comprar guarda-chuvas e colher nosso voto do fundo de nossa alma. Pois dias lindos estão por vir, e poderemos ter o humor que merecemos.
Maria Amélia Thomaz
Enviado por Maria Amélia Thomaz em 09/06/2014
Código do texto: T4838518
Classificação de conteúdo: seguro