Aquela senhora
A noite já se aproximava e eu caminhava apressadamente pelas ruas. Tinha assuntos para resolver, documentos para entregar, não podia perder tempo, o horário de entrega já se excedia. Ao longo dos passos, mil pensamentos se passavam em minha mente.
O estresse, a correria do dia a dia tudo me fazia questionar a nossa qualidade de vida nos dias atuais. Queria poder entender o porquê do aparecimento de tantas doenças. A cada dia também cresce mais o número de pesquisas e descobertas. Às vezes me pareço boba de tanto questionar, afinal nem sempre encontrarei respostas concretas.
Voltando ao meu foco, esquecendo os questionamentos, quando passava em frente à praça central da cidade avistei uma pequena aglomeração de pessoas. Fiquei curiosa para saber o que estava acontecendo, pra falar a verdade, vejo a curiosidade como um dos meus defeitos.
Lá encontrava-se uma senhora de aparência cansada. Pelas vestes era
mais uma, das milhares de pessoas que se encontram vagando pelas ruas em meio ao frio, na luta pela sobrevivência em um mundo de pessoas egoístas e pouco solidarias.
Muitos que passavam olhavam, viram o rosto e simplesmente exclamavam:
- Ela é louca!
Então, me pergunto será que é loucura ou preconceito?
Vivemos em uma sociedade onde o status, condição social, profissão, raça conta mais que caráter. Muitos não percebem que independentemente da posição que estamos perante a sociedade somos seres humanos com uma história, uma vida, com sonhos.
Aquela senhora não tinha status ou formação acadêmica, mas tinha um vasto conhecimento, uma história de vida surpreendente. As poucas pessoas que resolveram escutar o que ela tinha a dizer, tenho certeza que jamais esqueceram.
As dificuldades que ela enfrentou, as perdas que devastaram parte de sua existência, os filhos que a abandonaram, tudo que ela enfrentou dava grandes motivos para ela desistir de tudo, mas ele conseguir erguer a cabeça e seguir adiante. O mais impressionante foi quando perguntei:
- Apesar de tudo isso a senhora é feliz?
Ela soltou um sorriso e acrescentou:
- Sabe minha jovem, a felicidade depende de cada um de nós. Eu posso ter passado por tudo isso, mas minha força foi maior que a tristeza, minha esperança foi mais forte que a decepção e meu viver vale mais que morrer.
Até hoje me lembro nitidamente dessa cena, aquelas palavras ficaram presentes em mim. Agora, me dei conta da quantidade de vezes que achamos que a vida não tem sentido, que esquecemos que muitas pessoas que tem tudo para ser infeliz, para desistir são mais felizes do que nós.
Naquele dia, perdi o prazo de entrega de meus documentos, por outro lado aprendi algo que carregarei pelo resto da vida. A imagem daquela senhora, de aparência cansada, mas de olhos brilhantes jamais será apaga de minhas lembranças.