A Bola da Vez
Por Carlos Sena 



O mundo é mesmo uma bola. Tem gente reclamando porque ninguém lhe dá bolas. Outros, irritados, vociferam: "ora bolas"! Em certas conversas de sucesso logo se dizem: isto é um gol de placa, logo gol tem bola. Quando se ganha na mega sena, diz-se que ganhou uma bolada. Bola é mesma uma palavra aglutinadora de significados e significantes. A moça bonita não dá bolas; os maconheiros "dão uma bola" quando fumam sua erva. Para muitas outras pessoas, nós humanos somos iguais a bola: temos dois lados - o de dentro e o de fora. Quando alguém está cansado em determinado ofício, logo alguém sugere "passar a bola pra frente". Alguns pais, cansados da trabalheira dos filhos, desabafam: esses meninos fazem de nós uma bola, (algo como gato e sapato). De todas essas "bolas" a coitada da bola propriamente dita sequer é mencionada no seu próprio significado. Portanto, essa danada é muito rica em significantes. Destes, o que mais me agrada é a bola dos que não a recebem: fulana não me dá bolas. Ora bolas, também me agrada. Já uma bolada na barriga dói. Bolada nas "bolas" também dói - afinal testículo tambem é bola. A outra da mega sena faz farfalhar o juizo. Epa! De repente eu posso ser a bola da vez.