DIA "D", DIA DO DESEMBARQUE, LIBERDADE.

Vi com detalhes o desembarque, sua história, acontecia o cinquentenário do desembarque, o “D DAY”, precisava compreender como eles desembarcaram essa multidão em tão pouco tempo, dois milhões, e fiquei estarrecido.

Permaneci alguns dias na região, conhecia a história, vasculhei tudo, vi a matança nas cinco frentes, está nos originais (filmes filtrados e perfeitos, feitos pelas tropas americanas) em museu em Caen, MEMORIAL DA PAZ, onde se vê um caça (avião) pendurado.

Caen é a capital da Normandia, foi toda destruída por bombardeio, permanecem hoje na Igreja local (é uma grande cidade) os tiros em suas paredes externas das execuções verificadas antes da tomada pelos aliados, reportando o fato placa indicativa.

A frente de Omaha (eram cinco, Utah,Omaha,Gold,Juno, Sword) teve a maior baixa no desembarque, você vê nos filmes os garotos morrendo como mosquitos pelos soldados alemães nos "bunkers".

Os rangers de paraquedas caindo por trás conseguiram neutralizar essa resistência. Vinte divisões americanas, quatorze inglesas, três canadenses, uma polonesa e uma francesa, formavam as cinco frentes, mais de quatro mil navios de desembarque e três mil navios de guerra. Dois milhões e novecentos mil homens aproximados nesse formidável contingente, apoiados por oito mil aviões, mais de quatro mil navios de desembarque e três mil navios de guerra.

São incontáveis histórias, em um povoado próximo, Ste-Mère-Eglise, pequena cidade, village, um ranger caiu na ponta de uma agulha de uma pequenina igreja local onde os alemães ainda estavam, vinte quilometros para dentro, e ficou pendurado e se fingiu de morto pela noite. De manhã com os alemães já em retirada gritava e os moradores locais de lá tiraram o "parachute", paraquedista, e até hoje lá está pendurado um boneco como paraquedista, para registro do fato

São muitas histórias, nos filmes do museu, um moderníssimo cinema como da Disney, você chora vendo as cenas de matança. Os cemitérios da região são cobertos de cruzes brancas em linha,centenas, em triste e expressiva visão. Devemos àqueles meninos nossa liberdade. Um lugar que deve ser visitado por todos os motivos e para entender o desembarque, as pontes de dois mil metros, algumas ainda no mar, rebocadas para depois do desembarque levar para terra a sustentação, tanques, canhões, provisões, etc. A grande cabeça estrategista, Churchil, e Eisenhower Chefe Supremo do Desembarque.

Local de muito turismo, pleno de surpresas e histórias, terra do excelente queijo camembert. Região de muitas praias e cidades de veraneio e também do Mont Saint Michael e a cidade de Saint Malô, uma pérola. Abr. Celso

UM EMAIL AOS AMIGOS RESPONDENDO SOBRE O ANIVERSÁRIO DE SETENTA ANOS DO "D DAY", O DIA "D", DIA DO DESEMBARQUE. QUE A LEBERDADE PELA QUAL MUITÍSSIMOS MORRERAM PERMANEÇA SEMPRE. PRECISAMOS FICAR VIGILANTES, AS AMEAÇAS SÃO MUITAS.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 07/06/2014
Código do texto: T4835741
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.